EDUCAÇÃO 04/11/2014

Merenda de São Manuel é nota 10

Prefeitura oferece refeições de qualidade e nutritivas para as crianças

Desde o início de 2013, a Prefeitura de São Manuel proporciona para as crianças e adolescentes da rede pública de ensino uma merenda escolar de melhor qualidade nutricional.

Os alimentos são rigorosamente conferidos pelas nutricionistas, que somente atestam o recebimento após se certificarem de que os produtos entregues conferem com o que está estabelecido no contrato e no edital de licitação.

Semanalmente, hortifrutigranjeiros e carnes são organizados em caixas plásticas e distribuídos para cada unidade escolar. As quantidades entregues às escolas são determinadas a partir de relatórios feitos pelos diretores e merendeiras, que tem como base a quantidade de alunos matriculados, o estoque existente na escola e a realidade de cada bairro da nossa cidade.

Outro fator importante nos cardápios é dar preferência aos alimentos disponíveis na região e àqueles em período de safra, o que representa uma economia considerável nos gastos da Merenda Escolar de São Manuel.

“Existe um cardápio mensal para cada modalidade”, relata o Prefeito Marcos Monti. “As crianças do ensino infantil, por passarem a maior parte do dia na escola, recebem quatro refeições, incluindo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, já os alunos do ensino fundamental e médio, recebem duas refeições de acordo com o período que permanecem na escola”, completa.

A Prefeitura também é responsável pelos alimentos e a mão de obra das merendeiras nas Escolas Estaduais da cidade, que compreende mais de 3 mil alunos.

Todos os cardápios seguem as preferências alimentares e de cada bairro, mas nunca se esquecendo de inserir hábitos saudáveis na vida dos escolares.

O setor de merenda da Diretoria de Educação segue as orientações do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), no qual diz que os cardápios deverão acima de tudo, estimular o consumo de alimentação básica e alimentos regionais variados, como arroz e feijão (no mínimo três vezes por semana), legumes crus e cozidos e frutas (diariamente), carnes bovinas, suínas e de aves (diariamente) e ovos.

“O objetivo de todo esse trabalho é oferecer uma merenda de qualidade e saudável para nossas crianças, pois elas representam o futuro de São Manuel” conclui o Prefeito Marcos Monti.

Ainda segundo a Diretoria de Educação, as merendeiras e auxiliares de cozinha receberam treinamentos para que manipulem os alimentos de acordo com as normas de segurança alimentar, com a finalidade de garantir a qualidade nutricional e sanitária dos mesmos.