SAÚDE 03/11/2014

Mutirão de consultas marca Outubro Rosa em São Manuel

ampanha conscientizou mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero

A Prefeitura de São Manuel realizou durante este mês um mutirão de conscientização para a prevenção do câncer de mama e colo do útero. A ação fez parte do Movimento Outubro Rosa. Entre os dias 15 e 30 de outubro, foram realizadas nas Unidades de Saúde orientações do auto-exame de mama, coleta do Papanicolau e caso necessário, o encaminhamento para a mamografia de rastreamento.

Segundo a Diretora de Saúde, Sirley Justo, durante os dias de intensificação o horário nas Unidades de Saúde foi adequado para facilitar as consultas. “Já que muitas mulheres trabalham durante o dia, achamos melhor esticar o horário de atendimento dos postos. Alguns atenderam o dia todo, como foi o caso do Distrito de Aparecida e o da São Geraldo, além é claro do novo horário, das 17h às 21h, como ocorreu nos demais”, diz a Diretora.

Durante a campanha, a procura pelas USF foi grande, superando as expectativas das equipes de atendimento. “Ficamos admiradas com a participação da população”, comenta Elisangela Campos, enfermeira e Coordenadora da fundação UNI. “O número de mulheres que procurou as Unidades de Saúde mostra o trabalho eficiente da Prefeitura em relação à divulgação do Movimento”, completa.

Em alguns tratamentos de câncer, quando há a quimioterapia, uma das principais complicações é a queda de cabelos. Por isso, como símbolo desse mutirão, cada Unidade de Saúde da Família (USF) confeccionou uma boneca, que a princípio aparecia sem fios de cabelo. Cada mulher entre 50 e 69 anos, ao passar pela consulta recebia uma mecha de fitinhas rosa, representando cabelos, que foi colocada na boneca após o atendimento. O intuito dessa ação foi chamar a atenção das pessoas para a prevenção.

“Quero agradecer todo o empenho das enfermeiras e funcionárias ligadas à área da saúde, que não mediram esforços para atender bem as mulheres são-manuelenses. Desde o primeiro dia da campanha até o último, percebi que não faltou dedicação e força de vontade, vocês estão de parabéns”, diz o Prefeito Marcos Monti.