CIDADE EM OBRAS 24/09/2014

Prefeitura inicia a construção da UPA 24 horas em São Manuel

Além da Unidade de Pronto Atendimento, Prefeitura também construirá uma unidade do SAMU

No tarde de ontem, terça-feira (23), a Prefeitura de São Manuel iniciou a construção da primeira UPA 24 horas do Município. Ela está sendo construída na Avenida José Horácio Mellão, próxima ao complexo Poliesportivo.

Uma das principais funções da Unidade é desafogar o pronto-socorro da cidade, ampliando e melhorando o acesso do são-manuelense aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS).

A UPA 24 horas trabalha de forma integrada com o SAMU, que também terá uma unidade construída em São Manuel. Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta os primeiros atendimentos e encaminha o paciente à Unidade de Pronto Atendimento.

Funcionando sete dias por semana e 24 horas por dia, a estrutura da Unidade contará com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação. Hoje, aproximadamente 97% dos casos que chegam até a Unidade são solucionados. Ao chegar a UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria Unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.

Para Sirley Justo, Diretora de Saúde do Município, a construção da UPA beneficiará a Saúde Pública de São Manuel, já que a Unidade será responsável pelos primeiros atendimentos nos casos de natureza cirúrgica ou de trauma. “A UPA tem a função de prestar os primeiros atendimentos aos pacientes, realizando a investigação e o diagnóstico inicial. Assim como ocorre em todo o Brasil, aqui em São Manuel ela trabalhará alinhada ao SAMU, responsável pelo fluxo de atendimento e encaminhamento do paciente ao serviço de saúde adequado a cada situação”, afirma.

A construção da UPA vem de encontro com um dos objetivos do Prefeito Marcos Monti, que é garantir um sistema de saúde pública de qualidade à população. Ao comentar sobre o início das obras ele fez questão de resumir outros trabalhos que realizados pela municipalidade desde janeiro de 2013, ano em que assumiu a Prefeitura de São Manuel.

“Com a UPA vamos melhorar a saúde pública em nossa cidade, beneficiando a nossa população. É importante destacar que além dessa obra, hoje a Prefeitura de São Manuel está finalizando a construção de um novo Posto de Saúde na Vila Ayres e a reforma dos Postos de Saúde da Vila São Geraldo, COHAB 1 e Distrito de Aparecida, readequando para a acessibilidade o Posto de Saúde Central e em breve construirá um novo PS no Jardim Santa Mônica, isso sem contar a construção de uma unidade do SAMU, que iniciará em breve e a reestruturação da farmácia da Prefeitura, que hoje atende e beneficia os são-manuelenses. Todo esse trabalho tem um objetivo, garantir um serviço de qualidade a nossa população.” afirma o Prefeito.

SAMU

Além da UPA a Prefeitura de São Manuel construirá também uma unidade do SAMU, Serviço de Atendimento Móvel com Urgência, que tem como objetivos, assegurar a escuta médica permanente para as urgências, através da Central de Regulação Médica das Urgências, utilizando número exclusivo, gratuito e regular além de organizar as transferências inter-hospitalares de pacientes graves internados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito macrorregional e estadual, ativando equipes apropriadas para as transferências de pacientes.

A unidade do SAMU de São Manuel será construída entre as COHABs 1, e deve beneficiar a população que é assistida pelo sistema de saúde do Município.