Clube Regional Rádio Clube AM de São Manuel

fale com a clube

QUEIMADAS 25/08/2014

Equipes da Prefeitura e da Usina combatem incêndio criminoso

Fogo causa transtornos a moradores e associados da ACAPEL.

Na manhã de hoje (25), um incêndio criminoso ocorreu nas imediações da ACAPEL (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de São Manuel) o que causou transtornos para associados e moradores da região central da cidade. O fogo se alastrou rapidamente, a Brigada de Combate a Incêndio da Prefeitura e o Grupo de Combate a Incêndio da Usina São Manoel foram acionados. O vento forte e as chamas dificultaram o início dos trabalhos. Em uma hora e meia a situação foi controlada.

“Foi o maior sufoco, sem contar o medo que deu aqui em todo mundo”, comenta Valéria Markes, uma das associadas da ACAPEL. “Graças a Deus e ao pessoal da Prefeitura que agiu bem rápido, não aconteceu o pior”.

Se não bastassem os malefícios causados pelas questões climáticas, alguns criminosos colocam a vida, integridade física e o patrimônio das pessoas em jogo ateando fogo em matagais, terrenos e locais públicos.

Durante os meses de julho e agosto, o Município de São Manuel apresenta um elevado índice de casos de incêndios, a maior parte ocorre em terrenos baldios. Segundo informações do Diretor de Gestão e Serviços, Ademir Ayres, a brigada da Prefeitura atende pelo menos uma ocorrência por dia. Já nos finais de semanas esse número tem um aumentou significativo, chegando a uma média de cinco atendimentos diários.

Além de causar danos à população e ao meio ambiente, as queimadas criminosas geram despesas aos cofres públicos. “Só nessa ocorrência foram utilizados mais de 20 mil litros de água”, conta Ademir.

Por se tratar de um incêndio criminoso, o caso é investigado pela polícia. “Não podemos permitir que atos como o de hoje continuem ocorrendo em nossa cidade, colocando em risco a vida da nossa população”, alerta o Prefeito Marcos Monti.

Segundo a legislação brasileira, atear fogo em algum local que exponha a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem é considerado crime. Sua pena é de 3 a 6 anos de reclusão, acrescida de multa. A pena pode ser aumentada em um terço se o crime é cometido para obter vantagem pecuniária em proveito próprio ou alheio (Art. 250, § 1º). Se o incêndio for culposo (quando não há intenção), a pena prevista de detenção é de seis meses a dois anos.

Em casos de queimadas a população de São Manuel pode colaborar comunicando a brigada de incêndio da Prefeitura, através do número 193. Já denúncias sobre possíveis autores das queimadas, podem ser feitas pelos telefones 199 e 3841.1100, Guarda Municipal, ou 190, Polícia Militar.

comentários

aniversariantes

    Hoje » 9 pessoa(s)
  • Elaine
  • stephani
  • Cristina
  • Júlio
  • antonio
  • Claudia
  • Maria
  • Paulo
    Amanhã » 3 pessoa(s)
  • patricia
  • Lais
  • Kauani
+ aniversariantes
 
© Copyright 2012 Rádio Clube de São Manuel Ltda
Desenvolvido por Natus Tecnologia