BRASIL 16/08/2014

São Manuel lamenta a perda de um filho ilustre

Ex-técnico da seleção, Waldir Pagan Peres deixa um legado para o basquete

No início do mês de agosto, São Manuel se despediu de um de seus filhos ilustres. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) lamentou no sábado, 9 de agosto, o falecimento do são-manuelense Waldir Pagan Peres, ex-técnico e supervisor da seleção brasileira feminina. Waldir faleceu às 23h de sexta-feira (8), aos 77 anos.

Como técnico, Waldir Pagan comandou a seleção brasileira de basquete feminino no Mundial do Brasil, em 1971, levando à equipe a conquista inédita da medalha de bronze. Naquele mesmo ano, nos Jogos Pan-Americanos de Cali, na Colômbia, a seleção foi medalha de ouro, também sob o seu comando.

No ano de 1994, era ele o supervisor da delegação do Brasil na conquista do título Mundial, na Austrália. Nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, quando as brasileiras foram vice-campeãs, Pagan era o supervisor da equipe.

O Prof. Waldir, como era chamado pelas atletas e amigos no meio esportivo, era mais que um líder em quadras. Suas comandadas costumavam dizer que ele realmente cuidava de suas meninas. No Mundial em Sydney, na Austrália, as jogadoras encontraram na manhã do dia 12 de junho de 1994, cartazes colados no corredor do hotel onde estavam hospedadas, com frases de otimismo como: “Juntos somos força. Unidos (as) seremos potência”. “Você pode vencer. Você vai vencer”. “Vamos ter confiança no acerto e nunca medo de errar”.

Essas frases foram escolhidas pelo Prof. Waldir e escritas em uma enorme cartolina com as cores do Brasil e alguns detalhes para elevar a autoestima das jogadoras, que naquele dia iriam disputar a final contra a China.

“O Waldir foi um dos melhores técnicos do basquete brasileiro e descobridor de inúmeros talentos que integraram a seleção brasileira feminina. Foram décadas dedicadas ao esporte. Com certeza, o seu trabalho ficará eternizado para sempre”. Foram os comentários do presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Carlos Nunes, no site da entidade sobra a perda do amigo.

Além dos títulos conquistados pelas seleções femininas de basquete do Brasil, Waldir Pagan foi o responsável por lançar uma jovem às quadras, nada mais nada menor que a rainha Hortência.