Jiu Jitsu 30/07/2014

São Manuel sediará etapa do Circuito Interior de Jiu-Jitsu

Evento ocorre no próximo domingo, 03, e promete reunir mais de 700 atletas

No próximo domingo, 03 de agosto, a cidade de São Manuel será sede de mais uma etapa do “CIRCUITO INTERIOR DE JIU JITSU”. O evento, tradicional no meio esportivo, reunirá lutadores dos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Grandes nomes do Jiu-Jitsu devem participar do torneio, Campeões Mundiais, Sul-americanos, Pan-americanos, Brasileiros e Paulistas.

Segundo os organizadores, mais de 700 atletas participarão da etapa manuelina, entre eles algumas crianças que disputarão a categoria iniciante. “Até o momento temos mais de 135 categorias cadastradas, esse número tende a aumentar até o domingo”, informa Zigomar Augusto, Diretor de Esportes e Turismo do município.

Os atletas de São Manuel também estarão competindo, destaque para a participação das equipes da escolinha de Jiu-Jítsu da Prefeitura.

Embora ainda não seja considerado um esporte Olímpico, o Jiu-Jitsu é a arte marcial mais praticada no mundo e atrai em torneios semelhantes verdadeiras legiões de fãs, pessoas que vem de longe para acompanhar esse esporte que tem brasileiros no topo da lista dos melhores do mundo. A expectativa é de que a cidade receba alguns turistas, apaixonados pela arte. Eles devem chegar ao município no dia anterior.

Esta é com certeza uma grande oportunidade para comerciantes, donos de hotéis, lanchonetes e pizzarias aumentarem seus rendimentos.

O Jiu-Jitsu

Sua origem, como acontece com quase todas as artes marciais vetustas, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão. Contudo, outros levantam a hipótese de ter proveniência sínica, posto que sejam também notadas influências indianas.

A finalidade de sua criação reside na constatação de que, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um samurai poderia acabar sem suas espadas ou lanças, daí que ele precisava de um método de defesa desarmada. Nesta limitação, os golpes paulatinamente tenderam para projeções (nage waza), luxações e torções (kansetsu waza), haja visto que os golpes traumáticos não se mostravam eficazes, pois, no ambiente de luta, os samurais encaminhavam-se às batalhas usando de armaduras.

O guerreiro feudal japonês deveria estudar inúmeras modalidades de combate, porquanto deveria estar preparado para quaisquer circunstâncias, sendo obrigado a defender não somente sua vida, mas a de seu líder.

No Brasil o Jiu-Jitsu chegou em 1913, com Mitsuyo Maeda, também conhecido como Conde Koma. Estabelecido em Belém, Maeda foi professor de Carlos Gracie e Luiz França. Carlos por sua vez, passou os ensinamentos a seus irmãos, em especial a Hélio Grace, o mais franzino da família, adaptando a arte com grande enfoque nas técnicas de solo, com o intuito de compensar seu biótipo, pelo uso ostensivo do dispositivo de alavanca, dando-lhe a força extra que ele não dispunha. Nascia aí o Brazilian Jiu-Jitsu, atualmente a derivação mais aclamada da luta mundo afora.

Serviço:
Circuito Interior de Jiu-Jitsu
Horário: a partir das 9h
Data: 3 de agosto de 2014
Entrada: 1 kg de alimento não perecível ou item de higiene pessoal
Local: Ginásio Poliesportivo “Prefeito Miltinho Monti”