ACAPEL 25/07/2014

ACAPEL devolve a dignidade para seus associados

Hoje Associação é referência na região

O lixo seco se misturava ao úmido, o cheiro forte atraia insetos, roedores e animais peçonhentos. Essa era a realidade da ACAPEL, Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de São Manuel.

A um quarteirão da região central da cidade, o local não oferecia condições de trabalho para os associados, que conviviam, almoçavam e passavam o dia inteiro em meio à sujeira e a falta de higiene e estrutura.

Logo que assumiu a Prefeitura de São Manuel, em janeiro de 2013, o Prefeito Marcos Monti determinou as Diretorias de Meio Ambiente e Gestão e Serviços que realizassem um mutirão da limpeza para recuperar a ACAPEL. “Fizemos uma faxina geral”, diz Luiz Eduardo Ricardo, diretor de Meio Ambiente.

No total foram retirados da sede da ACAPEL 297 caminhões lotados de lixo (a maior parte úmido e orgânico), “essa sujeira toda foi colocada de forma indevida na sede da Associação, uma verdadeira falta de responsabilidade e respeito”, argumenta Ademir Ayres, diretor de Gestão e Serviços. Com a retirada do lixo, a Prefeitura proporcionou mais dignidade e melhores condições de trabalho para os associados.

A atenção dada pela municipalidade à ACAPEL não parou por aí, “antigamente a coleta seletiva era realizada por um caminhão e pelos carrinhos dos coletores. Isso dificultava um pouco o trabalho, os associados passavam mais tempo nas ruas do que na sede separando o material recolhido”, comenta Rubens de Camargo, Coordenador da ACAPEL. Hoje a coleta é realizada por um caminhão próprio, totalmente adaptado para esse tipo de serviço. O veículo foi adquirido através da gestão política do Prefeito Marcos Monti, que o solicitou junto a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo no início de 2013.

Rubens de Camargo ainda lembra que o Prefeito conseguiu outro grande feito para a Associação. “Além de toda ajuda, o Marcos criou uma lei municipal que regulamenta o repasse de verbas para ACAPEL, isso nos ajuda muito.”

No início do mês de maio, uma parceria entre a ONG “Doe seu lixo” e Instituto Coca-Cola, possibilitou à doação de botas, máscaras, aventais, óculos de proteção, camisas, calças, luvas, bonés, bolsas e uma balança eletrônica para os associados da ACAPEL.

Em breve uma sede própria para a Associação será construída. As obras devem iniciar nos próximos meses. Uma parte do recurso, oriundo da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde - já foi depositado. A segunda parcela será destinada para o término da construção.

Fonte:Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação.