UPA 24 horas 16/06/2014

Prefeitura construirá a primeira UPA de São Manuel

Unidade de pronto atendimento será construída na Avenida José Horácio Mellão

O Prefeito Marcos Monti anunciou esta semana que as obras para construção da UPA, Unidade de Pronto Atendimento, devem começar no início do segundo semestre. “Hoje temos aberto um processo licitatório para a escolha da empresa que realizará a obra”.

A UPA será construída na Avenida José Horácio Mellão, em frente ao Portal Gaúcho. Uma das principais funções da unidade é desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade trabalha de forma integrada com o Serviço Móvel de Urgência (SAMU), vale lembrar que uma unidade do SAMU também será construída em São Manuel.

As UPAs 24 horas trabalham de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA.

As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.

Além da UPA, que auxiliará muito o sistema de saúde do município, na última sexta-feira, 13, durante uma entrevista a uma emissora de rádio de São Manuel, o Prefeito Marcos Monti anunciou um pacote de obras que devem começar ainda este ano.  Dentre elas destacam-se o término das obras do Ginásio da COHAB, reconstrução da ponte da Vila Santa Helena, início da construção das 200 casas populares do CDHU, a construção do Centro de Capacitação de Professores e Diretoria de Educação, e a tão aguardada obra de infraestrutura do novo Distrito Industrial.