São Manuel 144 anos 12/06/2014

População comemora em grande estilo os 144 anos de São Manuel

No mês de aniversário da cidade a Prefeitura prepara uma série de atrações

A Prefeitura de São Manuel preparou uma lista de eventos para comemorar os 144 anos da cidade, e quem ganha com isso é a população, que irá desfrutar de um mês repleto de atrações.

O ponta pé inicial foi dado com a realização da 4ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo. A competição, oficializada pela Federação Paulista, contou com a presença de 150 ciclistas.

Na última sexta-feira, 6 de junho, fazendo parte do calendário comemorativo aos 144 anos do município, foi inaugurada a nova sede do IPREM de São Manuel. Com uma instalação ampla e moderna, a unidade, localizada na Rua Rodrigues Simões, nº 404, próximo aos Correios, atende a população com mais conforto e praticidade. Outro ponto importante diz respeito à acessibilidade, o novo prédio está totalmente adaptado.

Em função da Copa do Mundo, o tradicional desfile cívico acontecerá na manhã do próximo domingo, 15 de junho às 9h. Milhares de são-manuelenses são esperados na Rua Epitácio Pessoa. Já confirmaram presença a Banda Filarmônica São-manuelense, Escolas Municipais, a E.E. “Prof. Francisco de Oliveira Faraco”, Colégio Anglo, academias de dança, integrantes do Centro de Lazer da Melhor Idade, GCM, e a Policia Militar. Também haverá a participação de clubes como os Fusqueteiros e motociclistas da cidade. Ainda para o desfile foram convidadas a Banda Marcial de Salto de Pirapora, Banda Marcial Zillo Lorenzeti de Lençóis Paulista e Banda Marcial da E.E. “Professora Sophia Gabriel” de Botucatu.

No dia 17, data do aniversário de São Manuel, quem comparecer a Igreja Matriz, poderá participar da Missa Solene do Dia do Padroeiro. O início está marcado para as 8h30. Em seguida haverá uma procissão.

No dia 19 de junho, as atenções estarão voltadas para a Festa do Corpus Christi, que neste ano terá estampando os tapetes e passadeiras releituras de obras do artista plástico brasileiro Romero Britto. Tudo indica que turistas vindos de toda a região, e porque não de todo o país pode vir até São Manuel para prestigiar mais esse grande evento. No mesmo dia, às 15h, acontecera no pátio do Santuário de Santa Teresinha a Missa Campal. Após a celebração uma procissão seguirá rumo a Igreja Matriz, onde haverá a Benção do Santíssimo.

Na noite do dia 20, sexta-feira, em frente ao Jardim Público, haverá uma apresentação especial da Associação dos Artistas. Com início marcado para as 20h, a população poderá participar de uma festa aconchegante aos moldes da “Sala de Visita ao Pé do Coreto”. Após as apresentações, acontece um baile ao ar livre, com músicas variadas, que vão deste bolero, passando pelo rock and roll, grandes orquestras chegando aos embalos dançantes dos anos 70.

Entre os dias 26 e 29 de junho o Recinto de Exposições “Mário Covas” será palco de um dos rodeios mais aguardados da região, é a XIII Festa do Peão de São Manuel, que assim como no ano passado terá entrada gratuita.

Ainda no mês de junho será inaugurada em São Manuel a primeira “Academia ao ar livre para pessoas com deficiência física”, localizada na Praça Pastor Leivas Macalão, esquina entre as ruas José Túlio Gomes e Antônio da Mota Macedo, ao lado da APAE, a obra está na etapa final de construção.

No Distrito de Aparecida também deverão ocorrer inaugurações, entre elas o Portal, a avenida de entrada e a ponte sobre o Rio Santo Antonio.