Patrimônio 18/05/2014

Relógio do Paço Municipal passará por manutenção.

Datado de 1890, relógio pode ser de origem francesa

Instalado há mais de 100 anos na torre do prédio que um dia abrigou o Paço Municipa e hoje é ocupado pelo Museu Histórico e Pedagógico Pe. Manuel da Nóbrega, o tradicional relógio passará por manutenção nas próximas semanas. Quem informa é  Diretor de Cultura de São Manuel, Rodrigo Pinheiro.

O Diretor ainda destaca que por se tratar de uma peça antiga, o conserto exige os préstimos de mão de obra especializada. “Diferente de outros relógios, este carece de especial atenção pois são poucos os profissionais no Brasil qualificados a tanto”, diz o Diretor de Cultura.

Estima-se que o relógio tenha chegado ao município em 1910: uma matéria do jornal “O Movimento” destacou, na oportunidade, o grande acontecimento na página 2 da edição de número 340.

Segundo informações de Antonio Paulo da Silva, proprietário da Centermaq Relógios de Ponto, de Botucatu, são fortes os indícios de que o relógio do museu seja francês. “Todavia, por ter sido feito manualmente, além do fato de ser muito antigo, não traz numeração e nem letras capazes de ajudar na identificação de sua origem”, observa ele. “No entanto, existe uma grande semelhança entre o modelo de São Manuel e outros já reparados por minha empresa. Se partirmos desse pressuposto, tudo indica que o relógio foi feito na França por volta de 1890″, sugere Paulo da  Silva. O empresário botucatuense lembra que existiu no passado a marca CRETIN FRENCH, de capital francês, que respondeu pela produção de boa parte dos relógios de grande porte no século XIX ”.

Para o Prefeito Marcos Monti, o relógio do museu é um símbolo de São Manuel que deve ser preservado porque “alí está também uma parte da nossa história”.

Fonte: Prefeitura de São Manuel, Diretoria de Comunicação