Corpus Christi 2014 01/04/2014

Procissão de Corpus Christi ganhará maior expressão com os traços do artista plástico Romero Britto

Brasileiro conhecido mundialmente terá algumas de suas obras retratadas nos tapetes e nas passadeiras.

Romero Britto a Rainha Silvia da Suécia

O Prefeito de São Manuel, Marcos Monti, esteve na capital paulista acompanhado dos diretores de Cultura, Rodrigo Pinheiro e de Comunicação, Neto Nítolo, visitando a Galeria Britto cuja proprietária, Roberta Britto, é irmã do pintor e artista plástico Romero Britto. Na ocasião, o prefeito apresentou a Roberta uma idéia inovadora: utilizar algumas obras de Romero, atualmente radicado nos Estados Unidos, nos tapetes e passadeiras da procissão de Corpus Christi deste ano em São Manuel. Roberta ouviu atentamente a proposta do Prefeito e gostou muito, tanto que uma parceria foi firmada de pronto.

O passo seguinte consistiu na escolha das obras, dentre as diversas feitas por Romero, que se adequassem ao tema da tradicional festa católica. Posteriormente, as escolhidas foram apresentadas a Roberta Britto que as expôs à equipe da galeria. Estava montada a sequência dos tapetes e das passadeiras, além do Altar Monumento, da procissão de Corpus Christi 2014.

Romero Britto é na atualidade um dos artistas plásticos brasileiros de maior representatividade no exterior e suas obras são descritas por colecionadores e admiradores como a “arte da cura”. Seus trabalhos estão sendo estampados em produtos de vários segmentos, como bolsas, carros, celulares, embalagens de alimentos, instrumentos musicais e sapatos, todos eles de grandes marcas internacionais.

O estilo inconfundível da obra de Romero, nascido no Recife, está presente em locais diversos, mundo afora, com destaque para aeroportos, escolas, estádios, museus e grandes edifícios. Algumas celebridades também foram homenageadas e tiveram seus retratos feitos com os traços coloridos do destacado artista brasileiro, casos de Madona, Michael Jackson, presidente Dilma e as rainhas Elizabeth, da Inglaterra, e Sílvia, da Suécia (que tem fortes ligações com São Manuel).

A parceria da municipalidade são-manuelense com a Galeria Britto vai além. É grande a possibilidade de o Museu Histórico e Pedagógico “Pe. Manuel da Nobrega” vir a expor as obras de Romero e de um artista plástico americano que mantém estreitos laços com a galeria de Roberta Britto, iniciativas que devem colocar nossa cidade em evidência em todo o país.