Csntrução 08/03/2014

Academia ao Ar Livre para portadores de deficiência física será construída em São Manuel

São Manuel terá praça com "Academia para pessoas portadoras de deficiência"

Foto Ilustrativa

Será construída em São Manuel a primeira academia ao ar livre do município. Localizada na Praça Pastor Leivas Macalão, esquina entre as ruas José Túlio Gomes e Antônio da Mota Macedo, ao lado da APAE, o local que começou a ser revitalizado na tarde dessa sexta-feira, 7, contará com a instalação de novos bancos, plantio de novas árvores, equipamentos para exercícios, professores especializados e uma infraestrutura voltada para atender as necessidades das pessoas portadoras de deficiência física, um exemplo disso é a adaptação para acessibilidade.

O objetivo com a construção do espaço é promover maior socialização do deficiente físico, já que a Academia ao Ar Livre é um local público que tem como principal objetivo melhorar a condição física, a qualidade de vida e a saúde das pessoas.

Para Rubens José da Silva, diretor da pasta dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Município de São Manuel, a prática de exercícios é uma oportunidade de inclusão social, sem contar que ela pode prevenir deficiências secundárias, melhorar a autoconfiança e a auto-estima daqueles que frequentarem o local.

Os equipamentos das Academias ao Ar Livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. Trata-se de um sistema que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefícios personalizado, independente de idade, peso e sexo.

Essa é uma obra que atenderá uma das necessidades básicas das pessoas portadoras de deficiência, que é possuir um local apropriado para a prática de exercícios físicos, esporte e lazer, ela também possibilitará o auxílio na formação de atletas paraolímpicos, afirma o Prefeito Marcos Monti.

Neste sábado está prevista a chegada da equipe que marcará a área para colocação dos aparelhos. O prazo para entrega da obra é de aproximadamente 15 dias.

Fonte: Diretoria de Comunicação do Município de São Manuel