Saudade 25/11/2013

TV São Manuel resgata vídeo da Estação Ferroviária em 1988

Vale a pena recordar!

A TV São Manuel. trabalho desenvolvido há mais de um ano pelo são-manuelense Eduardo Delamônica, trouxe num momento muito oportuno, um documentário falando sobre a Estação Ferroviária de São Manuel.

Batizado como “O túmulo do progresso”, o documentário mostra imagens da estação ferroviária atualmente e em vídeos resgatados de colaboradores, como por exemplo, um que mostra o prédio totalmente reformado em 1988.

Nele, é possível ver em detalhes todos os setores da estação, a manobra de composições e infelizmente, também é possível comparar, com a situação em que o prédio se encontra atualmente.

Neste vídeo, é possível resgatarmos um pouco do quanto significou a ferrovia a cidade de São Manuel. Aquela que trouxe progresso durante muitos anos, hoje é vista por alguns como um empecilho, algo negativo.

De 1945 a 1947, tamanha a importância da ferrovia a “princesinha da sorocabana”, fez com que a estação de São Manuel se tornasse a mais rentável a Estrada de Ferro Sorocabana.

Num momento em que o prédio será restaurado, é grande a expectativa da população em ver o projeto sair do papel e permitir, que este maravilhoso espaço, volte a ter a beleza que encantou gerações.

Clique aqui para ler a matéria sobre a restauração.

Fonte> www.area14.com.br