História 21/01/2013

Pedra em forma de torre: Torrinha

Lei de Terra, de 1850, favoreceu a vinda de pessoas de outras regiões do país pelas vias da agricultura

Uma pedra em forma de torre deu origem ao nome de Torrinha. Hoje, ela é ponto turístico. De acordo com a história do município, a ocupação e o povoamento caracterizou-se pelo avanço das fronteiras de colonização do interior do país na busca por riquezas.

Nos séculos XVII e XVIII essa porção do território paulista era cortada por caminhos de tropeiros e viajantes que aí faziam seu pouso. Com a necessidade de suprimentos de gêneros alimentícios, abastecimento variado e serviços de consertos, surgiram incipientes atividades comerciais e de prestação de serviço, possibilitando a fixação dos primeiros colonizadores da região e a formação de núcleos populacionais.

Esse processo de ocupação intensificou-se com a doação de sesmarias que deram forma e delinearam as grandes propriedades rurais, embriões das futuras áreas urbanas. A Lei de Terra de 1850 favoreceu a vinda de pessoas de outras regiões do país que aqui estabeleceram-se com agricultura de subsistência em áreas próximas ao pequeno arraial em formação.

Historicamente, José Antunes de Oliveira é considerado o fundador de Torrinha, foi ele quem doou ao Bispado de São Paulo uma pequena área onde foi edificada uma capela em homenagem a São José (onde se encontra a atual matriz), considerado o padroeiro da cidade. Calcula-se que esse fato se deu por volta de 1870, ou seja, vinte e dois anos antes da República.

Geografia

O desenvolvimento econômico dessa região iniciou-se por volta do século XIX com a introdução da cultura açucareira. O plantio de cana-de-açúcar no município de Torrinha deve-se à sua proximidade geográfica das áreas açucareiras de Piracicaba, Araraquara e São Carlos. Entretanto as condições locais não favoreceram a permanência dessa cultura. O ciclo de cana-de-acúcar  impulsionou o povoamento e a colonização, favorecendo a introdução da cultura cafeeira e estimulando a vinda dos imigrantes.

A cultura cafeeira foi introduzida no município no final do século XIX e seu desenvolvimento está associado à construção da ferrovia pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro, inaugurada em 07 de Setembro de 1886, com o nome de Estação Ferroviária de Santa Maria e posteriormente Torrinha.

Café e ferrovia

A estação representou a força maior no desenvolvimento da cidade que necessitava um meio de escoamento e depósito de seu principal produto agrícola, o café, como também foi de utilidade para o transporte de passageiros entre eles os imigrantes.

A atividade cafeeira trouxe para o município um grande número de famílias italianas, fato esse que contribuiu definitivamente para o perfil sócio-econômico e cultural do município, pois proporcionou investimentos de capital e infraestrutura urbana, comércio, bancos, indústrias de bens de consumo, a fim de atender as necessidades da população, tais como alimentos, roupas, calçados, móveis, entre outros.

Fonte> JC Net