Saúde 28/12/2012

Administração dos Postos de Saúde ficará com a Fundação UNI

O serviço era da prefeitura, passou ao hospital e se tornou polêmico

A partir de janeiro de 2013 a Fundação UNI será a responsável pelo gerenciamento dos Postos de Saúde de São Manuel.

O serviço era feito pela prefeitura de São Manuel até que em 2012 foi passado ao Hospital da Casa Pia São Vicente de Paulo e se tornou alvo de muitos escândalos.

A FUNDAÇÃO UNI é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, de fins não-lucrativos, estabelecida no município de Botucatu, São Paulo, com a missão de permanente apoio à formação de profissionais, do desenvolvimento do sistema local de Saúde e da organização da comunidade.

Pratica a democracia como valor universal e busca a promoção da saúde e da qualidade de vida por meio da articulação de práticas pedagógicas inovadoras à redefinição da atenção á saúde e das práticas sociais.

A Fundação UNI é um desdobramento do Projeto UNI (Uma Nova Iniciativa na Formação de Profissionais de Saúde em União com a Comunidade) desenvolvimento em Botucatu a partir de 1992, com apoio da Fundação W. K. Kellogg.

O Projeto UNI teve início na década de 1990 e envolveu 23 cidades da América Latina, seis delas no Brasil (Botucatu, Marília, Londrina, Natal, Salvador e Brasília). Tinha como principal objetivo estimular o desenvolvimento simultâneo da educação, da assistência á saúde e de ações comunitárias, criando e difundindo modelos passíveis de replicação nestes campos.

Apoiada no tripé: universidade - sistema local de saúde - sociedade civil organizada, a Fundação UNI foi implantada em Botucatu em 1997, como estratégia para a construção de parcerias permanentes e de fortalecimento do caráter tripartite da iniciativa UNI, elementos básicos à construção de uma democracia participativa no setor saúde.