Cobrança... 24/12/2012

Manutenção de linha férrea é fiscalizada pelo MP

Concessionária vem realizando a troca da sinalização no trecho urbano. Troca de dormentes e reparos na via foram realizados pela empresa.

A concessionária que administra a malha férrea na região vem cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta feito com o Ministério Público Federal (MPF). Os reparos nos trilhos e dormentes foram executados e a sinalização nas passagens de nível está sendo finalizada com o objetivo de evitar acidentes.

Para evitar que a falta de manutenção resulte acidentes na malha ferroviária da região, o MPF deu prazo até o começo de janeiro para que a concessionária apresente um cronograma de manutenção. As áreas mais vulneráveis da estrada de ferro foram enumeradas por peritos. A procuradoria vai exigir que a empresa providencie o reparo desse trechos em até dez dias. “Estamos dando prazos para que aconteça essa manutenção mais cotidiana e não aquela mais grave. Para que não volte a ocorrer aquela situação de abandono”, explicou o promotor da República, Pedro Oliveira Machado.

O MPF também tinha exigido a troca de dormentes e reparos na via, item que foi cumprido de acordo com a procuradoria. A empresa avisa que falta pouco para que o termo seja cumprido na íntegra. “O prazo do acordo se extingue em meados de janeiro. A nossa previsão de execução é agora no final de dezembro. Faltam sete passagens para ser finalizadas das 150. Então, a gente tem certeza que até o final de dezembro tudo vai estar concluído", diz a gerente de relações corporativas, Renata Franco Trevisan.