Esporte 30/11/2012

Após críticas, Parreira admite que futebol precisa inovar

Novo coordenador técnico da seleção destacou a necessidade da mudança, mas sem perder característica brasileira

As críticas feitas por Paul Breitner, campeão mundial em 1974 e vice em 1982 com a seleção alemã, que o Brasil está jogando como há 20 anos, surtiram efeito na entrevista coletiva da nova comissão técnica da seleção brasileira comandada por Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira.

O novo coordenador técnico admitiu que o país precisa se modernizar. “A gente pode adaptar a seleção brasileira nesse curto espaço de tempo às modernas exigências do futebol, para que seja mais corrido e tenha a diminuição dos espaços”.

Parreira aponta o que a Seleção tem que melhorar. “O desafio é fazer com que o jogador aprenda jogar sem a bola. Uma vez a gente atingindo esse ponto, a qualidade do jogador, sem duvida nenhuma, pode fazer a diferença dentro de campo”.

Mas Parreira foi enfático ao destacar que o Brasil não pode ser descaracterizado. “O que a gente não pode perder nunca é a característica principal que nós temos, que é a técnica e a habilidades dos jogadores. Nós sempre ganhamos em cima da qualidade e da técnica e não pode ser diferente agora. Evidente que só a técnica e a qualidade não servem para ganhar uma Copa do Mundo e nem talento somente. Nós temos que organizar o time sem a bola. Nós sempre fomos campeões do mundo assim. Não houve nenhuma vez que tivesse ocorrido diferente 2002, 94, com Zagallo em 70 e anteriormente”.

Tetracampeão do mundo com o Brasil em 1994, nos Estados Unidos, o coordenador tem a receita para que o time conquiste o hexa em 2014. “Primeiro temos que ganhar fora, ou seja, tudo em paz, organizado, planejado, com assistência. Qualidade nós temos. Temos que dar confiança a esses jogadores para que eles possam apresentar isso. Na Copa das Confederações e nos amistosos de alto nível que a gente pretende fazer, podemos resgatar essa qualidade e mostrar do que somos capazes”.

Fonte> Band