Novidade 06/11/2012

Vila Vicentina atenderá crianças e não mais os idosos

Antes eram viúvas com filhos, depois os idosos e agora chegou a vez de crianças e jovens!

Thiago Melego, Rui Grava e Letícia

Após anos atendendo idosos de nossa cidade, a Vila Vicentina de São Manuel está mudando sua forma de atuação e atenderá a partir de 2013 apenas a crianças e adolescentes de nossa cidade através da complementação do trabalho social já desenvolvido por outros projetos.

O local que já é conhecido pela população de São Manuel vinha atendendo ultimamente aos idosos, fazendo com que eles fossem promovidos na sociedade e não dependessem mais de ajudas.“Quando fui presidente em 1977, atendíamos na época as viúvas com filhos, depois foram os idosos e agora serão as crianças”, explicou Rui Grava, presidente da  sociedade, durante entrevista ao programa “Sociais – O que tudo informa”, na Rádio Clube de São Manuel.

Rui fez questão de explicar a Thiago Melego e Letícia Castaldi que tem acontecido às vezes alguns desencontros de informações a respeito da vila Vicentina. “Queremos esclarecer que não estamos fechando! Os vicentinos estão mudando a forma de atuação, deixaremos de atender idosos, pois para eles existe a Pousada da Colina e resolvemos atender crianças, inicialmente filhos de nossos assistidos”.

Ao contrário do que muitos pensam o atendimento dos vicentinos não se limita a área ao lado do velório. Atualmente 20 famílias são assistidas mensalmente. Elas são ajudadas com cestas básicas, visitas dos vicentinos (que levam orientação) e de outras formas para que se promovam na sociedade e sem a ajuda de outros.

Essa mudança foi motivada devido à dificuldade encontrada em se “mudar” os adultos. Após reuniões chegou-se a conclusão que para reverter o quadro, é mais fácil preparar as crianças.

Implantação – Uma assistente social foi contratada para ajudar no trabalho de campo, para isso ela preparou e dará todo o acompanhamento na implantação do Centro de Atendimento a Criança e Adolescente.

A entidade possui uma área ocupada por um grupo de oito casas, das quais cinco eram cedidas pelos vicentinos às pessoas carentes da cidade. Com a previsão da implantação do Centro de Atendimento a Criança e Adolescente – “Semeando Novos Caminhos”, a área foi desocupada e foram realizados reparos e reformas nos imóveis para a implantação do novo serviço.

Após a mudança nos recursos físicos da vila, cada uma das casas terá uma finalidade: Cozinha e refeitório, aulas de dança, brinquedoteca, sala de vídeo, sala de artesanato e no pátio externo serão realizadas atividades livres.

Nas demais casas serão abrigadas a salas de informática, atividade coletiva, atendimento individualizada, escritório, coordenação e banheiros.

A proximidade com o conjunto poliesportivo Airton Senna da Silva também será aproveitada, já que as crianças deverão ter atividades de lazer e educação física. “É nosso sonho que através das crianças consigamos promover a família” disse Rui.

O público alvo do “Semeando Novos Caminhos” será crianças de 06 a 15 anos pertencentes as famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, sendo a prioridade a aquelas das famílias assistidas pelos vicentinos. Inicialmente a capacidade será para aproximadamente 40 crianças, sendo 20 em cada período (matutino e vespertino).