Empreendedorismo 01/11/2012

São Manuel terá oficinas para o Empreendedor Individual

Em 2014, serão 4,3 milhões de EIs, superando micro e pequenas empresas. Palestra em São Manuel aprofundará o assunto na formalização do EIs

O Brasil tem hoje mais de 2,5 milhões de Empreendedores Individuais (EIs) e o número pode chegar a 4,3 milhões em 2014, superando a quantidade de micro e pequenas empresas, segundo pesquisa do Sebrae Nacional de agosto deste ano.

O EI é o empresário que tem um pequeno negócio no setor do comércio, da indústria ou do serviço e um faturamento anual de até R$ 60 mil. Profissionais como costureiras, cabeleireiros e mecânicos estão nesta categoria. Essa modalidade de formalização abriu portas para muitos empreendimentos que estavam informais e impedidos de conseguir uma lucratividade melhor devido à falta de nota fiscal.

O aumento de EIs reflete a tendência no crescimento da formalização daqueles empreendedores que já exercem alguma atividade, mas que ainda atuam na informalidade.

A perspectiva de crescimento na formalização traz otimismo para a economia e a certeza de aumento de arrecadação para o governo. Isso porque, para o EI, os impostos representam por mês um custo de R$ 31,10 com INSS e, caso ele tenha um funcionário, R$ 68,42 com o recolhimento de Previdência Social e FGTS, com base no salário mínimo de janeiro de 2012.

Para falar mais sobre o assunto, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu promoverá uma palestra sobre o Empreendedor Individual. O evento ocorrerá em São Manuel, no dia 13 de novembro, às 16h30, na sede social da Associação Comercial (Rua Marcelo Giorgi, 150). O telefone para informações e inscrições é o             (14) 3815-9020      .

Vantagens - A figura do EI foi criada em 2008 pela Lei Complementar 128/2008 para oferecer ao pequeno empresário a possibilidade da formalização. Entre as vantagens, o consultor jurídico do Sebrae-SP, Alex Paixão Zavitoski, destaca a cobertura previdenciária, contratação de funcionário a baixo custo e ausência de burocracia.

“O EI pode contribuir com a Previdência Social a um custo de R$ 31,10 por mês e garantir cobertura previdenciária para a sua família. Além disso, ao contratar um funcionário, que irá lhe representar um custo de R$ 68,42 por mês, ele poderá desenvolver melhor o seu negócio e focar no crescimento. O Empreendedor Individual também está isento das taxas de registro da empresa e tem como única obrigação burocrática a declaração anual de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica”, explica o consultor.

Silvia Alzira Furio, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu, ressalta também a possibilidade de crescimento como empreendedor. “Com todo esse apoio e o fato de estar no mercado de forma legal, as chances de crescer e prosperar aumentam e, o que hoje é apenas um pequeno negócio, amanhã poderá ser uma média ou até uma grande empresa”, afirma.

Formalização ao crescimento - Em Botucatu, o Empreendedor Individual Diego Vieira Martins, de 23 anos, tem uma empresa de paisagismo e jardinagem. Formalizado há dois anos, ele considera a possibilidade de vender para órgãos públicos um dos principais ganhos para o seu negócio. “O fato de a minha empresa dar nota fiscal abriu portas para eu negociar com prefeituras e outras empresas. Isso reflete diretamente no meu faturamento, trazendo lucratividade para o meu negócio.”

Martins encaixa-se no perfil do EI, segundo a pesquisa do Sebrae Nacional. Os números mostraram que os EIs têm entre 25 e 39 anos - são mais jovens do que os empreendedores das micro e pequenas empresas. Esses jovens não enxergam mais o emprego formal como a única fonte de renda e alternativa para o trabalho. Cada vez mais o empreendedorismo tem se mostrado como opção. Outro dado relevante, que também é o caso Martins, é que 38% dos EIs já praticavam a atividade antes da formalização.

Oficinas - Para os Empreendedores Individuais, o Sebrae-SP oferece oficinas específicas que visam orientar o EI em gestão empresarial sustentável e responsável. As oficinas disponíveis são:
SEI Comprar - visa capacitar o EI sobre comprar bem, com qualidade, preço e formas de pagamentos favoráveis a ele.
SEI Controlar Meu Dinheiro - objetiva orientar o EI sobre o controle financeiro de sua empresa.
SEI Vender - capacita o EI sobre as necessidades de preparar melhor os seus produtos e serviços para ampliar as possibilidades de venda.
SEI Empreender - estimula a compreensão dos princípios do empreendedorismo.
SEI Planejar - apresenta formas de organizar melhor os negócios para adaptar-se às necessidades do mercado.
SEI Unir Forças Para Melhorar - apresenta as vantagens de empreender coletivamente para aumentar a competitividade das empresas.

Para saber mais sobre as Oficinas SEI ou para participar de algumas delas, entre em contato com o Escritório Regional do Sebrae-SP em Botucatu (Dr. Costa Leite, 1570). O telefone é o            (14) 3815-9020      .