Crise 17/09/2012

Prefeitura de Areiópolis não paga plano de saúde

Dois funcionários registraram boletim de ocorrência por não terem sido atendidos. Benefício é descontado mensalmente na folha de pagamento.

As dívidas do Executivo de Areiópolis (SP) viraram caso de polícia. Na delegacia da cidade foram registrados dois boletins de ocorrência por funcionários. Ao procurar atendimento médico pelo plano de saúde, descontado mensalmente do salário, eles não puderam ser atendidos por falta de pagamento.

Trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tiveram sorte este mês, mesmo com atraso de alguns dias, receberam o pagamento. Mas os contratados comissionados da prefeitura e trabalhadores da frente de trabalho ainda não receberam.

Há um mês, além do atraso no pagamento, as contas de telefones das repartições municipais estavam cortadas. O prefeito José Pio de Oliveira garantiu que o problema seria resolvido, mas os telefones continuam mudos e com quitação em atraso.

Para piorar, a cidade corre o risco de ficar sem energia elétrica. A Câmara Municipal foi notificada no começo do mês de setembro. O Executivo teria 15 dias para quitar a dívida com a concessionária de energia, um valor de R$42,8 mil. Algumas faturas estão atrasadas desde 2010.

Um funcionário da prefeitura, que preferiu não se identificar, afirmou que as contas de telefone já foram pagas, assim como o plano de saúde e a energia elétrica. Além disso, os salários atrasados seriam depositados nesta segunda-feira (17).

A empresa que presta serviço de saúde para a prefeitura confirmou que as contas foram pagas recentemente e que as guias foram liberadas aos funcionários. O prefeito não foi encontrado, mas, o chefe de secretaria, Valdinei Luiz Cremer informou que as contas de telefone, o plano de saúde e parte das contas de energia elétrica já foram pagas e que os salários atrasados seriam depositados ainda nesta segunda-feira.

Com a situação crítica no munícipio o atual prefeito através de matéria publicada na imprensa, declarou que não apoia nem o candidato Tony Cadete (PR), nem o candidato Amarildo (PSDB).

Matéria: G1