Eleições 2012 13/09/2012

Sites são condenados por publicar matérias falsas

O site "IstoAqui" já foi julgado e dará Direito de Resposta ao deputado Milton Monti. Eunosite e blog recorreram da decisão

Com a proximidade das eleições, que ocorrerão no dia 07 de outubro, tem se tornado comum, principalmente na internet, a veiculação de notícias mentirosas numa tentativa de enganar o eleitor.

Aqui por São Manuel o blog “Cornetando” de Sandro Dálio, os sites “Isto Aqui” de Rodrigo Thomaz e “Eunosite”, também de Sandro Dálio, estão respondendo a processos na justiça pela publicação de matérias inverídicas.

Os referidos sites publicaram uma matéria noticiando uma “suposta aproximação” entre o prefeito Baroni e o deputado federal Milton Monti (PR). Na matéria constava também de forma pejorativa que se Marcos Monti (PR) fosse eleito no próximo dia 07 de outubro, Baroni ficaria na Diretoria de Indústria e Comércio.

Aqueles cidadãos que acompanham a imprensa e tem conhecimentos básicos do que acontece na cidade, sabiam que a notícia era mentirosa. Já que o atual prefeito Tharcílio Baroni Jr. (PSB) foi eleito em outubro de 2008 com o apoio incondicional do atual candidato e ex-prefeito Flavinho Silva (PSB).

“Sempre fui contra tudo o que aconteceu na cidade nos últimos 12 anos e o povo sabe disso. Critiquei a administração PSB/PSDB e claro que não mudaria de ideia agora. Nosso grupo sempre foi oposição e continua sendo, o próprio Sandro Dálio sabe disso, já dei inúmeras entrevistas a ele e juro não entender até agora o porquê dessa atitude de postar essa matéria. Procurei meu advogado, Dr. Silvio Roberto Mazzetto e vamos resolver tudo judicialmente. Aos poucos todas as verdades vão aparecendo”disse Milton Monti.

Após postagem no Blog “Cornetando”, a matéria também entrou no ar através do “Eunosite e IstoAqui”.

Contra o site “IstoAqui” o processo foi encerrado e o deputado Milton Monti ganhou o Direito de Resposta que entrará no ar em breve.

O advogado responsável pela defesa do “Eunosite” recorreu da decisão do Direito de Resposta e a sentença continua sendo julgada.

Defesa – O Dr. Marco Aurélio Vitale Micheletto, responsável pela defesa do Blog Cornetando, Eunosite e IstoAqui por coincidência é o mesmo que tem feito as ações da coligação do candidato Major Rubin (PSDB).

Ficha limpa – Recentemente acoligação do candidato Major Rubin (PSDB) foi punida pela Justiça Eleitoral por inserções com informações não procedentes.

Nos spots era falado: “único candidato que tem ficha limpa é o major Rubin”, o que foi provado pela própria justiça ser uma mentira. A decisão do direito de resposta foi dada pela juíza Dra. Érica Regina Figueiredo.

A coligação “Pelo Bem de São Manuel”, que tem a frente o candidato a prefeito Marcos Monti (PR), entrou com um pedido de direito de resposta e a solicitação foi acatada. Portanto por um período determinado, Marcos teve sua voz veiculada onde a propaganda eleitoral deveria ser de Rubin.

Em seu despacho a juíza explicou que “o eleitor de São Manuel tem a certeza de que a ofensa dirigiu-se à pessoa do candidato Marcos Monti, irmão do deputado Milton Monti, a quem A INSERÇÃO atribui o fato de na qualidade de parlamentar, “ter alterado de propósito projeto de lei para ajudar os envolvidos no mensalão”.

“Assim, não resta dúvida de que a divulgação das inserções de conteúdo sabiamente inverídico foi feita com nítido propósito de criar no eleitorado de São Manuel uma má impressão dos demais candidatos a eleição majoritária, afetando suas honras, ainda que indiretamente, bem como criando o risco de comprometer o resultado do pleito” também destacou a juíza.