Eleições 12/09/2012

Justiça nega Direito de Resposta a coligação de Major Rubin

A justiça indeferiu o pedido movido contra o Jornal O Debate

Para não ter sua imagem ligada a do vice-prefeito afastado, Virsão Innocenti (PSDB), o candidato do partido, Major Rubin, moveu através de sua coligação uma ação na justiça eleitoral contra o Jornal O Debate, onde era pedido um direito de resposta da foto. A juíza Érica Regina Figueiredo indeferiu o pedido.

Na ação o advogado Marco Aurelío Vitale Michelleto escreveu que "'O DEBATE' estampou, na primeira página, antiga fotografia dos candidatos da coligação aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito de São Manuel, Major Rubin e Adriano Dálio, ao lado do Vice-Prefeito Vilson José Innocenti, afastado do cargo de Prefeito Municipal por decisão judicial, com o intuito de prejudicar os primeiros, atrelando-os à eventuais escândalos de corrupção".

Para a juíza "É de conhecimento público e notório que Vilson José Innocenti pertence ao mesmo partido político do candidato Major Rubin e, recentemente, foi provisoriamente afastado do cargo de Prefeito Municipal, por força de decisão judicial".

"Ocorre que a matéria jornalística a qual está vinculada a fotografia ora impugnada não faz menção a qualquer fato específico relacionado à vida pública dos retratados; tampouco há acusação de prática de ilícito ou emprego de adjetivação injuriosa ou difamatória tendente a afetar a honra dos candidatos da representante".

"O mero inconformismo com a publicidade de uma fotografia não é suficiente para autorizar a sua suspensão e ensejar o direito de resposta" concluia a juíza.

Segundo a defesa de "O Debate" a foto estampada não é antiga e foi tirada no mês de junho durante convenção do PSDB. O mesmo partido que de Virsão e Major Rubin. Vale lembrar que o ex-diretor de negócios jurídicos, Paolo Bruno, é filiado ao PSDB desde janeiro de 2012.

O apoio do vice-prefeito Virsão innocenti ao candidato Major Rubin já mais do que público. No final de abril de 2012, durante entrevista a um site do comunicador Sandro Dálio o próprio major disse em um dos momentos: " O Virsão começou a limpeza e eu vou dar continuidade. O prefeito estará comigo, me auxiliando e pretendo administrar, caso eleito, de uma maneira que a cidade sinta transparência na Prefeitura!"
Cabe recurso à setença.

A decisão é a segunda derrota da coligação de Rubin na Justiça Eleitoral. A primeira de forma mentirosa era anunciado que "o único ficha limpa é major Rubin". A coligação de Marcos Monti havia entrado com um pedido de Direito de Resposta, a justiça acatou e por tempo determinado Marcos usou o tempo que deveria ser de major para esclarecer o fato.