Orgulho! 31/08/2012

Energia Solar no processo produtivo de bebidas

A Soletrol apresenta um audacioso e inovador projeto de aplicação de energia solar, desenvolvido juntamente com a Companhia Nacional de Bebidas Nobres (CNBN), fabricante da cerveja BELCO

A Soletrol apresenta um audacioso e inovador projeto de aplicação de energia solar. Desenvolvido juntamente com a Companhia Nacional de Bebidas Nobres (CNBN), empresa de bebidas de São Manuel e dona das marcas Belco, Tauber, Kalena, Capivaryana, Fruta Toon e Battery Energy Drink, o projeto prevê o uso de energia solar para aquecer a água utilizada na produção de bebidas da empresa.

O sistema que utiliza coletores solares com superfície seletiva, uma cobertura especial que tem maior capacidade de absorção solar, atinge elevadas temperaturas de cerca de 80°C e é utilizado nos processos de cozimento e envaze de cervejas e esterilização das tubulações da indústria, havendo ainda redução na queima de briquetes destinados a alimentar as caldeiras. As cervejas que utilizam a energia solar no processo de fabricação saem com o selo “Produzido com Energia Solar”.

Segundo Lúcio Mesquita, engenheiro responsável pelo projeto, esse sistema dá início a uma nova fase no uso do aquecimento solar na indústria brasileira. Através do uso de tecnologias modernas e a parceria entre a Soletrol e a CNBN, indicamos a possibilidade de novas aplicações de energia solar para aquecimento de água, que reduzem custos operacionais e trazem benefícios ambientais.

“Esse novo projeto é mais uma demonstração do comprometimento da Soletrol para com o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações com energia solar, que possibilitem o uso racional de energia e a preservação ambiental”, comenta Luís Augusto Mazzon, diretor presidente da empresa.
Fonte: Jornal O Debate