Conscientização 31/08/2012

GM orienta estudantes sobre o uso de cerol

Após muitas ocorrências os guardas estão indo às escolas e falando sobre o assunto

A Guarda Municipal de São Manuel está realizando nas escolas municipais palestras sobre diversos temas. Um dos principais temas enfocados nas palestras realizadas nesta última semana foi à utilização do cerol nas pipas que as crianças empinam.

O objetivo é conscientizar as crianças das quartas séries da rede municipal de ensino sobre os perigos que envolvem a utilização do cerol. A grande quantidade de casos registrados pela guarda municipal com crianças utilizando o cerol, fez com que as palestras fossem iniciadas com este tema.

Outros temas também serão objetos de futuras palestras nas escolas, como os crimes cometidos contra o meio ambiente, no trânsito, noções de cidadania, como respeito ao próximo e bullyng.

Durante as palestras são utilizados recursos audiovisuais com slides, datashow e elas são complementadas com atividades artísticas, onde os alunos transferem para os desenhos aquilo que aprenderam nas palestras. O desenho com a mensagem mais criativa é selecionada pela guarda municipal e postada na internet.

As atividades complementares envolvem além dos desenhos, a produção de textos, com redação, história em quadrinhos, teatros, dentre outros.

O aluno que mais se destacar ao final de cada semana, com relação ao comportamento, ajuda ao próximo e cumprimento de suas tarefas escolares, será escolhido pelo professor responsável pela classe e como prêmio será elevado à guarda municipal civil mirim nas escolas e ao final do curso irá receber uma medalha por seu comportamento.

O objetivo das aulas, além de possibilitar levar aos alunos os perigos envolvendo esses temas, é também passar noções de cidadania.