Prêmio 06/08/2012

Congresso Internacional de Medicina premia Unesp Botucatu

Clube Regional - O portal da Rádio Clube na internet!

De 25 a 28 de julho, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promoveu pela primeira vez na América Latina um congresso internacional de medicina, o Brazilian International Congress of Medical Students (Braincoms), que reuniu estudantes do mundo todo para apresentar suas pesquisas e expandir as relações dos futuros profissionais da área médica.
Cerca de 15 alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) estiveram presentes e puderam aproveitar das apresentações e outras atividades oferecidas no evento. Mas, em especial, estiveram alunas da Liga de Dermatologia – formada por alunos de todos os anos e hoje orientada pelo professor Hamilton Stolf-, que desenvolveram o trabalho “Performance Evaluation of Botucatu’s Dermatological League on Teaching Skin Self-Examination” e conquistaram premiação como um dos três melhores trabalhos apresentados.

O projeto foi desenvolvido através de dados coletados na Feira da Saúde de Botucatu, edição 2010, onde diversos tipos de atendimentos e diagnósticos são oferecidos para a população numa das praças centrais da cidade. Naquele ano, sob orientação de Silvio Alencar Marques, docente da FMB, os alunos da Liga de Dermatologia realizaram atividades visando à prevenção e educação da comunidade em relação ao câncer de pele.

O trabalho é assinado pelas alunas Ísis Fiorello de Oliveira, Mariana Alvares Penha, Pamela Medeiros dos Santos, Laura Nunes Lopes e Joyce Godoy Farat, que foi a responsável pela apresentação da pesquisa no Braincoms. Joyce comenta que em 2010 foi passada à população a Regra do ABCD (Assimetria, Bordas irregulares, Cor e Diâmetro), que dão condição ao próprio individuo de examinar se há anomalias em sua pele ligadas às pintas do corpo.

“Consideramos esse trabalho importante porque o índice de câncer de pele vem aumentando. E é um tipo de câncer que pode acarretar metástase, ou seja, se espalhar para outras áreas. Quanto antes detecta-lo melhor. Quanto mais precoce, mais fácil torna-se o tratamento”, explica Farat.