Polícia 31/07/2012

Cadeia de São Manuel é interditada pela Justiça

Juíza disse que encontrou graves violações dos direitos humanos. Em 2010, local chegou abrigou 226 presos, mas capacidade era para 40

Fotos/texto: TV Tem

A cadeia de São Manuel (SP) foi interditada nesta terça-feira (31) por ordem da Justiça. O prédio não tem condições de abrigar 67 presos. Parte do prédio já estava desativada desde novembro de 2010.

A juíza Ester Carvalho assumiu os trabalhos na cidade na semana passada e, na sexta-feira (27), fez uma visita de rotina e apontou irregularidades. O pedido havia sido feito pela Defensoria Pública de Bauru e pela promotoria de São Manuel.

Depois da última tentativa de fuga, em novembro do ano passado, os presos quebraram a maioria das 10 celas e, agora, apenas três estão em condições de uso. Em cada uma tem mais de 20 pessoas.

A juíza ainda disse na decisão que encontrou graves violações dos direitos humanos na cela onde estão menores infratores. Em 2010, a cadeia chegou a abrigar 226 presos, mas a capacidade era para 40.

A direção do local tem agora 30 dias para retirar todos os presos. A liminar emitida pela juíza estipulou ainda uma multa de R$ 50 mil a cada cinco dias de atraso no cumprimento da decisão. O estado ainda pode recorrer.

Superlotação é um dos problemas da cadeia (Foto: Reprodução/TV TEM)]