Aniversário 30/07/2012

Rádio Clube e São Manuel, uma parceria que completa 73 anos

73 anos de muitas emoções, superações e vitórias

Nesta segunda-feira, 30 de julho de 2012, completa 73 anos uma parceria de muito sucesso, vitórias e superações, assim pode ser definida a trajetória da Rádio Clube de Sâo Manuel junto com a população são-manuelense.

Fundada em 30 de julho de 1939, a então PRI-6, Rádio Clube de São Manuel] teve como primeiro gerente o professor Lino José Saglietti que elaborou programas variados, que iam desde a apresentação de conjuntos de corais e orquestras, até cultores do gênero sertanejo, entre eles, Tonico e Tinoco, que pouco depois se transformaram na dupla coração do Brasil. As instalações da emissora ficavam no tradicional prédio da esquina das ruas Moraes Gordo e Cel. Rodrigues Simões.

No dia da inauguração a orquestra dos Irmãos Martorelli apresentou-se aos ouvintes, dando assim início às transmissões da emissora, que na época tinha como slogan "a voz de um município de São Paulo, nos céus do imenso Brasil!". Na ocasião, o pianista Landiman, famoso na época em todo interior do estado de São Paulo, também se apresentou na cerimônia de inauguração.

Depois do prof. Lino José Saglietti, a direção da emissora passou pelas mãos do Carlito Marquezzi, e no começo da década de 60, assumiu a gerencia o dr. Daniel de Oliveira Neves Filho. Foi nesta época que a Clube deixou o prédio da Rua Moraes Gordo, e passou a funcionar no Teatro Municipal, localizado na rua Epitácio Pessoa.

Na década de 60, a Rádio Clube de São Manuel foi comprada pelo Grupo Bandeirantes que tinha à frente João Jorge Saad, e passou a ser denominada Rádio Clube Bandeirantes.

O programa mais antigo da emissora, Sociais, que começou no final dos anos 40 apresentado por Alberto Santarém Júnior, depois, por Roberto de Moraes Salles (Beto Salles) e sucedido por Genésio Simões, passou na década de 70 a ser apresentado por Dona Nenê Plese de Oliveira Neves, esposa do então gerente, dr. Daniel. Nenê permanece até hoje a frente do programa, que já é um dos mais antigos do interior do Estado de São Paulo.

Na década de 90, a Rádio Clube foi vendida pelo Grupo Bandeirantes a família Shedi.

No final da década de 90, Liliana Julieta Gerzely da Silva Monti, esposa do Deputado Federal Milton Monti comprou a emissora, e assumiu a mesma. Desde então novos equipamentos foram comprados, um novo transmissor também foi adquirido, e a “casa das máquinas” (popular nome dado ao sistema irradiante da emissora) saiu do antigo “matadouro” e mudou para um novo local.

A Clube passou a ter novas instalações a partir de setembro de 2001, os estúdios mudaram para a rua Epitácio Pessoa, 440, onde permanecem até hoje.

Em outubro/2004 a Liliana passou a ser Diretora Presidente da emissora, e Tânia Cecília Tavares Casquel assumiu a direção, onde permanece até hoje.