Clube Regional Rádio Clube AM de São Manuel

fale com a clube

Alerta! 27/07/2012

Baixa umidade do ar prejudica saúde de idosos e crianças

Aglomeração de pessoas ajuda na transmissão de doenças respiratórias

O frio não é a única característica do inverno na região Centro-Oeste Paulista. A estação também é marcada pela baixa umidade do ar. Para muita gente significa tosse, alergia e problemas respiratórios. Segundo especialistas, a explicação é uma camada de poluentes suspensa no ar que prejudica a saúde da população. E a situação piora com a poluição, as queimadas urbanas e nos canaviais, frequentes neste período de estiagem.

Segundo a meteorologista Rita Cerqueira, a umidade relativa do ar em Bauru está em torno dos 30%. Índice 20% mais baixo do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde. E deve ficar assim até o final de agosto. 

O pneumologista José Eduardo Antunes contou que não é apenas o ar seco que pode afetar as pessoas. “A aglomeração de pessoas em lugares fechado contribui na transmissão de doenças respiratória, por exemplo. Idosos e crianças ficam mais susceptíveis as doenças”.

 

 

Ana Júlia, de 3 anos, sofre com o tempo seco desde que nasceu. No inverno, a situação piora. Não é por falta de cuidados que isso acontece. Em casa, a avó mantém o quarto da neta sempre umedecido. A bacia com água debaixo da cama e a toalha molhada na janela ajudam, mas não resolvem o problema. “O ritmo dela se torna mais lento e fica um pouco mais cansada”, disse a avó, Irene Vaz Leonel.

O jeito é fazer 20 minutos de inalação até duas vezes por dia e pingar remédio no nariz para amenizar a situação. São tantas às vezes que Ana Júlia já aprendeu a fazer as duas coisas sozinha. 

comentários

aniversariantes

    Hoje » 4 pessoa(s)
  • Talles
  • -Adriana
  • Edson
  • alex
    Amanhã » 1 pessoa(s)
  • marcia
+ aniversariantes
 
© Copyright 2012 Rádio Clube de São Manuel Ltda
Desenvolvido por Natus Tecnologia