Novidade... 19/07/2012

Investigação encontra indícios de mais desfalque na saúde

Promotores afirmam que envolvidos se apropriaram de verba do município. O grupo ainda planejava agir em Pratânia e outras cidades

Todos foram pegos de surpresa por mais uma nota enviada pelo Ministério Público, na quinta-feira, 19, e como aconteceu anteriormente, grande foi o espanto de todos ao saber que o valor desviado da saúde de São Manuel em quatro meses aumentou de aproximadamente R$ 1 milhão,para quase R$ 1,5 milhão. “Apurou-se, ainda, indícios sérios de que outros delitos de apropriação de recursos do Hospital Irmandade ocorreram, a elevar ainda mais a lesão aos cofres públicos da cidade e da entidade filantrópica” também informou o Ministério Público.

A situação chegou a ficar tão precária durante a administração do então prefeito em exercício, Virsão Innocenti(PSDB), que foi revelado pelas investigações que devido ao desvio, A Diretoria de Saúde de São Manuel não tinha mais do que R$ 100,00 (cem reais) para gastos.

Para resolver o problema da falta de dinheiro e de medicamentos, foi necessário que a Câmara Municipal votasse na terça-feira, 17, uma suplementação (remanejamento) de verbas.

Foi comprovado pelo Ministério Público que “o ex-presidente e ex-diretor municipal de Administração e Finanças, José Fernando Ardemani fazia tratamento no Hospital particular Albert Einstein com despesas pagas pelos empresários Manuel Suarez e Manuela Badaró Dias, incentivado por Paolo Bruno, havendo elementos que evidenciaram que estes agentes públicos recebiam parte dos valores desviados”.

Diante da ação desenvolvida, objetivando a recuperação do patrimônio público lesado, como garantia para pagamento de todas as multas e penas que eventualmente serão aplicadas, a justiça apreendeu por enquanto, cerca de R$ 900 mil em dinheiro.

Ainda continuam apreendidos e depositados sob guarda policial um veículo Land Rover (de Marcela Badaró Dias), um Audi A6 (de Manuel Suarez), cinco automóveis nacionais de relevante valor, duas motos importadas, dezessete relógios de luxo (avaliados em mais de R$ 120 mil). Somados os valores destes bens se aproximam de R$ 500 mil.

Os imóveis pertencentes aos envolvidos estão indisponíveis por ordem de justiça e seus valores ainda não foram avaliados.

Quanto à prisão de Paolo Bruno, Ardemani, Jr. Balestrero e dos empresários, o MP, responsável pelo pedido, informou que diante da gravidade dos fatos, ela “havia sido decretada pela 1ª Vara Judicial de São Manuel porque os investigados tentaram a todo o tempo atrapalhar as investigações ocultando provas, influenciando testemunhas e combinando depoimentos para fugir de às responsabilidades”.

No entanto dias após, os envolvidos foram beneficiados por uma liminar em habeas corpus concedida pelo Tribunal de Justiça para que respondam o processo em liberdade. As investigações continuam e mais delitos foram identificados, em especial quanto às inconsistências encontradas nas retiradas de recursos do caixa do hospital e na suposta fraude no concurso público 01/2012 da Prefeitura de São Manuel.

O Ministério Público por meio do Núcleo Bauru do GAECO e da Promotoria de Justiça de São Manuel promoveram uma acusação formal contra Ardemani, Paolo, Jr. Balestrero, Marcela e Manuel por formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, peculato e fraude à lei de licitações.

“O vasto material recolhido nas buscas passará por perícias com o objetivo de encontrar provas de eventuais outros delitos praticados pela organização, havendo evidências no sentido de que as empresas relacionadas ao grupo atuaram com muita similitude nos municípios de Araçatuba, Penápolis e um mesmo esquema estava sendo montado nas cidades de Pratânia, Limeira, Lorena, Valinho e possivelmente em outras cidades no estado da Bahia. Providencias no sentido de averiguação em tais cidades estão sendo tomadas pelo Ministério Público” terminou a nota emitida pelo MP.

Não perca uma entrevista exclusiva com o Dr. Aloísio Garmes Jr. nesta sexta-feira, 20 de julho, às 12h, dentro do programa Sociais. Acompanhe pelo AM1510 ou na internet via cluberegional.com.br