Política 11/07/2012

Região: Promotor pede impugnação da candidatura de Ielo

O motivo seria a rejeição de contas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo nos anos anteriores

Foto: Acontece Botucatu

O promotor eleitoral, Marcos Corvino, deu entrada no final do dia de ontem, 10 de julho, no Cartório Eleitoral, do pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito Antonio Mário Ielo a prefeito às Eleições de 2012. O pedido de impugnação também foi feito a candidatura do Benedito da Rocha, do PSDB de Pardinho.

Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral, Igor Ignácio, o motivo seria a rejeição de contas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo nos anos anteriores. Ielo agora terá um prazo de 7 dias para apresentar a documentação necessária para prosseguir com sua candidatura.

Em entrevista ao Programa O Palanque, o ex-prefeito, Antonio Mário Ielo, afirmou que já está providenciando a documentação necessária para prosseguir com sua campanha. “Já estamos reunindo documentos para entregar o mais breve possível à Justiça Eleitoral”, disse Ielo.

No centro da avaliação está a Lei Ficha Limpa, que veta candidaturas de pessoas condenadas em segunda instância em dez tipos diferentes de crimes. É a primeira vez que a lei será adotada em uma eleição. A Ficha Limpa chegou a ser seguida na eleição de 2010, mas o Supremo Tribunal Federal decidiu que a regra só poderia vigorar na eleição seguinte, a atual.

Partidos também podem impugnar candidaturas. O prazo para as tentativas de barrá-las termina hoje, quarta-feira, dia 11, às 19h. Os pedidos de impugnação também podem ser feito por qualquer cidadão. Neste caso é apontada “situação de inelegibilidade”, que também será analisada pela Justiça.

Fonte: Rádio Emissora de Botucatu / F8