Justiça 10/07/2012

Ex-diretores presos na operação do Gaeco são soltos

Eles estavam presos desde o dia 28 de junho, após operação do Gaeco. Ministério Público investiga esquema de desvio de verba pública da saúde

Os advogados de defesa dos dois ex-diretores conseguiram habeas corpus no plantão do Tribunal de Justiça, em São Paulo, para responderem ao processo em liberdade.

Nesta terça-feira, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de São Manuel, o prefeito licenciado, Tharcílio Baroni Júnior reassume o cargo. O vice, que assumiu a prefeitura na licença de Baroni, também é investigado no caso de desvio de verba e foi afastado do cargo pela Justiça. Dois empresários também foram detidos com os ex-diretores. Um deles, uma mulher, foi solta e vai responder ao processo em liberdade. O outro empresário permance preso na cadeia de Barra Bonita.

Sobre a operação
Na quinta-feira (28), a Polícia Federal e o Ministério Público realizaram a Operação Paraíso, que prendeu três diretores da prefeitura e dois empresários que prestam serviços ao município na área da saúde.

O diretor de saúde foi solto no mesmo dia, por colaborar com a investigação. Foram cumpridos vários mandados de busca e apreensão, inclusive na Prefeitura. No local, os promotores apreenderam documentos, computadores, veículos e dinheiro com os envolvidos no suposto esquema de desvio de verba pública.

Sobre as investigações, a prefeitura de São Manuel informou, por meio de nota, que aguardará os desdobramentos, estando à disposição do Ministério Público, da Justiça e dos demais órgãos envolvidos no caso e irá colaborar da melhor forma possível na apuração das responsabilidades da operação.