Crise administrativa 03/07/2012

Justiça prorroga prisão cautelar de ex-diretores

Prefeito Virsão (PSDB) também pode ser afastado, Baroni diz que volta!

Ardemani e Paolo

Foi prorrogada por mais cinco dias a prisão cautelar de Paolo Bruno e José Fernando Ardemani, ex-diretores de departamentos municipais de São Manuel e dois empresários suspeitos de envolvimento em fraude num concurso público e desvio de dinheiro do setor de saúde.

Paolo e Ardemani já não fazem mais parte da Prefeitura de São Manuel  e segundo informações extraoficiais já existe um pedido para que eles continuem presos por mais tempo. O atual prefeito também poderá ser afastado do cargo.

Se a justiça aceitar o pedido de afastamento de Vilson José Innocenti - Virsão (PSDB), feito pelo Ministério Público, quem assumiria o cargo de prefeito seria o presidente da Câmara, Paulo Peres, mas como o vereador é candidato à reeleição fica impossibilitado de assumir.

Nesse caso, quem responderia pela prefeitura seria o diretor de Negócios Jurídicos, e a outra opção seria o diretor Administrativo e de Finanças. Até o momento a prefeitura não se pronunciou sobre o caso e não se sabe quem será empossado nos cargos.

O prefeito em exercício em São Manuel não quis se manifestar sobre o pedido de afastamento do Ministério Público e nem sobre o suposto envolvimento dele no esquema de desvio de verba pública.

Segundo informações apuradas pela Rádio Clube o prefeito licenciado Tharcílio Baroni Júnior (PSB), que está fora da prefeitura desde novembro do ano passado por motivos de saúde, disse que retomará seu cargo na sexta-feira, 06 de julho de 2012, mas será que isso realmente acontecerá? O mesmo foi dito em fevereiro e o resultado todos já sabem.

Todos se perguntam como ficará a situação do Diretor de Saúde, Jr. Balestrero, que também é funcionário público (dentista aprovado em concurso público).

Sobre a operação
Na quinta-feira (28) a polícia federal e o Ministério Público realizaram a Operação Paraíso, que prendeu três diretores da prefeitura e dois empresários que prestam serviços ao município na área da saúde.

O diretor de saúde foi solto no mesmo dia, por colaborar com a investigação. Foram cumpridos vários mandados de busca e apreensão, inclusive na Prefeitura. No local, os promotores apreenderam documentos, computadores, veículos e dinheiro com os envolvidos no suposto esquema de desvio de verba pública.

Sobre as investigações, a prefeitura de São Manuel informou, por meio de nota, que aguardará os desdobramentos, estando à disposição do Ministério Público, da Justiça e dos demais órgãos envolvidos no caso e irá colaborar da melhor forma possível na apuração das responsabilidades da operação.