E aí? 01/07/2012

Em Barra Bonita usina e turismo ajudam na renda familiar

Em tempos de crise em São Manuel, levantamento mostra como anda a situação pelas outras cidades da região, veja!

No município de Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru) a renda per capita domiciliar é uma das melhores, atinge os R$ 846,00, segundo a Fundação Seade. Perde para Jaú que tem uma per capita domiciliar de R$ 926,00 e para Botucatu com R$ 1.124,00. O motivo é simples diz o coordenador do planejamento urbano, Lázaro Luiz Gasparoto.

“Temos uma unidade da Cosan, que é a maior empregadora. Ela renumera bem seus funcionários e ainda agrega valores. Oferece muitos benefícios aos seus funcionários como refeição, plano de saúde etc.”

“Os executivos não moram aqui, mas os trabalhadores ganham um bom salário. Direta e indiretamente trabalham na usina aproximadamente 40% da população.”

Para se ter uma noção do tamanho da unidade, Gasparoto lembra que diariamente na usina são servidas cinco mil refeições.

“Isso reflete no comércio. Com mais dinheiro disponível, o trabalhador gasta no comércio local. Não só as lojas que nasceram aqui, mas os grandes magazines se instalaram na cidade de olho nesse consumo.”

Segundo o coordenador, outros setores pagam bem seus funcionários e acabaram influenciando na pesquisa da Fundação Seade. “Temos uma usina de geração de energia, pessoal da Marinha e o Poder Judiciário”.

E, claro, o turismo “puxado” pelo rio Tietê é outro setor que emprega uma parcela da população.

Indústria coureira e usina garantem bons salários a morador de Bocaina

A cidade de Bocaina (69 quilômetros de Bauru) tem pouco mais de 10 mil habitantes. O setor coureiro é o maior empregador com cerca de 2,5 mil pessoas na atividade, sendo duas mil costureiras que trabalham em casa. Tem ainda uma usina de açúcar - e a prefeitura que figura como a segunda maior empregadora.

A capital do IPI de raspa de couro tem muitos empreendedores individuais, segundo a assessoria de imprensa. São pessoas que costuram luvas e outras peças usadas na construção civil em suas casas e conquistam uma renda superior a um salário mínimo. Pelos dados da pesquisa da Fundação Seade, a renda per capita domiciliar de Bocaina é de R$ 801,00.

Lençóis Paulista
A cidade exibe um dos rendimentos domiciliares per capita mais altos, atingiu R$ 848,00 e de R$ 1.080 no Estado. No município,13,2% os domicílios concentram rendimentos de até meio salário mínimo per capita, proporção que é 14,7% no Estado. Na faixa intermediária de rendimentos situam-se 74,3% dos domicílios de Lençóis Paulista, em comparação a 66,1% dos paulistas.

Fonte: Rita de Cássia Cornélio - JC Net