Pereira de Souza

Pereira de Souza faz, com o seu programa, uma ligação entre duas cidades, São Manuel e Areiópolis, pois ele reside nesta última, e todos os domingos pela manhã viaja para São Manuel para fazer aquilo que ele considera um hobby, ou seja, apresentar o seu programa sertanejo.

A dupla Campo Silva e Centenário gravou uma canção denominada “São Manuel”, homenageando nossa cidade e citando, na letra, o nome do apresentador Pereira de Souza e da Rádio Clube de São Manuel. Nessa parte a letra da canção diz o seguinte: E também a Rádio Clube/Com o Pereira de Souza/Faz a sua locução!/é líder em audiência/Levando sua frequência/Tocando sertanejão!

Em Areiópolis Pereira de Souza comanda um grupo de cantadores, duplas e trios, que se apresentam em cidades da região, geralmente atendendo convites. Atualmente o grupo chama-se “Coisas do Sertão”, mas foi durante muitos anos conhecido como Grupo “Show da Terra”. Cantam nessas apresentações: Duo Mirassol; Zé do Vale e Mocinho; Canoeiro e Mariazinha; Rei do Mar, Pantaneiro e Leozinho da Sanfona, Delmar, Delmon e Douradense; Wil Robson e Fernando; Augusto Cézar e Gustavo; Ronaldo Reis e Calos Pena; Jéssica e Teodoro.

De algum tempo a esta parte, o programa “Coisas do Sertão” vem recebendo esses cantores para apresentações ao vivo nos estúdios da Rádio Clube. Essas participações ocorrem duas vezes por mês, e o retorno dos ouvintes, apreciadores dos cantores, tem sido excelente.

Ao longo do tempo Pereira de Souza participou de muitos outros programas da Rádio Clube AM 1510 kHz. “Comecei como técnico de som e depois passei a ser locutor.

Nascido em São Manuel em 18 de dezembro de 1951, Pereira de Souza é casado com Terezinha Aparecida Barreto de Souza e tem três filhos: Cristiane, Marcele e Andrei. Tem ainda o neto Leonardo, com 12 anos de idade. Criado em fazendas da região, onde seus pais residiram, veio para a cidade quando tinha nove anos de idade e começou a trabalhar na antiga Loja do Sol, com somente 11 anos, o que naquela época era permitido.

Ele foi servente em escola municipal e, posteriormente, passou a ser inspetor de alunos em escola estadual, na cidade de Areiópolis, através de concurso público, função que exerce até hoje, além de ser também juiz de casamentos da cidade. Mas considera uma marca de destaque em sua vida a atuação como radialista, na Rádio Clube de São Manuel, onde colabora desde que tinha 14 anos de idade, ou seja, há quase 44 anos.

+ equipe

• Patricia