Clube Regional Rádio Clube AM de São Manuel

fale com a clube

Valter Salomão


Conheça mais sobre o seu locutor!

 

Nome: Valter Antonio Salomão

Data de Nascimento: 25/02/1961

Onde foi o seu primeiro emprego? Rádio clube São Manuel

Como começou na radio? Eu cursava contabilidade na escola Prof.º Carlos Bom, e lá conheci o Marcos Anfilo, que na época era discotecário. Certo dia, ele me disse que a rádio estava precisando de um funcionário, e me indicou. A partir daí fui até a emissora, comecei o meu aprendizado, e aqui estou.

Há quanto tempo trabalha no radio? 28 anos

Exerce mais alguma profissão, fora a de locutor? Não, mas concilio também a área de vendas, na própria emissora.

O que costuma fazer quando não esta trabalhando? Assisto televisão, ouço radio, gosto muito de ouvir musica, de preferência as da minha época.

Ponto de Vista:
Valter Antonio Salomão, o Salomão da Rádio Clube de São Manuel, começou a trabalhar na emissora pioneira do rádio são-manuelense no seu endereço anterior ao atual, na rua Coronel Rodrigues Simões, nas proximidades do São Manuel Tênis Clube, no final dos anos 70.
Ele começou, como quase todos os que passaram pela Rádio Clube 1510 kHz- AM, fazendo trabalhos de operador de som e, ainda, cuidando da discoteca. Desempenhou essas tarefas até que, aos poucos, principiou a falar ao microfone. Primeiro dava a hora certa, depois passou a anunciar as próximas atrações da estação, até que sua voz, grave e muito bem modulada, chamou a atenção da direção da rádio, e ele foi guindado ao posto de locutor.

No princípio dos anos 80, mais precisamente em 1983, Salomão resolveu mudar de atividade. Deixou a Rádio Clube e montou um negócio próprio, uma pastelaria. Ficou por algum tempo atuando como comerciante, mas decidiu que seu caminho era mesmo o da locução radiofônica. Ele então retornou à Rádio Clube, em 1985, e nela permanece até hoje.

“Eu fiz locução durante vários anos, até a saída da emissora de Élcio do Carmo Domingues, que na época era coordenador da programação. Fui escolhido para ocupar o seu lugar na coordenação da emissora, tarefa que acumulei com os programas que apresentava diariamente”, recorda-se o radialista.

Houve um tempo em que o diretor gerente da emissora, dr. Daniel de Oliveira Neves Filho, produzia diariamente um informativo crítico sobre as coisas de São Manuel, denominado “A Cidade é Sua”. Dentro desse programa, além das informações prestadas aos ouvintes, com noticiário geral retirado, naquela época, dos grandes jornais da capital, sobretudo “O Estado de S. Paulo” e “Folha de S. Paulo”, havia um comentário final, este sim, sempre crítico a alguém ou a alguma coisa que ocorria no município.

Esse comentário era apresentado em dueto, pelo próprio autor, o dr. Daniel e por Valter Salomão. “Na verdade a gente sempre gravava esse comentário, alguns minutos antes do início do programa. O dr. Daniel escrevia muito bem, mas por vezes, nas correções, deixava o texto meio complicado para a leitura. Aí tínhamos que regravar algumas vezes. Mas o comentário foi para o ar durante todo o tempo de existência desse programa, que antecedia o ‘Sociais’, e que tinha uma excelente audiência em toda São Manuel”, ressalta Salomão.

Em algumas oportunidades nosso entrevistado também apresentava o “Sociais”, que já naquele tempo já tinha como titular Dona Nenê Plese de Oliveira Neves. “Se por uma razão ou outra Dona Nenê não pudesse comparecer para apresentar o programa, eu era o encarregado de cobrir sua ausência. Por isso me acostumei também a fazer o ‘Sociais’, sem dúvida o mais antigo programa de notícias do interior do Estado de São Paulo, pois começou a ser apresentado, segundo consta, logo em seguida à inauguração da estação radiofônica, no ano de 1939”, comenta o locutor.

Embora seja caracteristicamente um locutor de estúdio, Valter Salomão integrou a Equipe Camisa 12, que produzia programas esportivos e realizava transmissões, principalmente de jogos de futebol, tanto os realizados aqui em São Manuel no Estádio Municipal “Dr. Adhemar Pereira de Barros”, quanto os disputados em outras cidades, algumas delas bem distantes de São Manuel, pela A. A. Sãomanoelense. Ele era o encarregado do Plantão Esportivo, e dava os resultados dos jogos que estavam acontecendo no momento da transmissão. “Naquela época era um tanto difícil executar essa tarefa. Não tínhamos a internet como temos hoje. Era necessário ouvir a transmissão por outra emissora, geralmente a Rádio Bandeirantes de São Paulo, para poder colher os resultados, noticiar os gols que ocorriam, enfim, fazer o trabalho que até hoje é feito pelas rádios que transmitem eventos esportivos”, recorda.

Atualmente, Salomão, ainda mantendo sua voz de barítono, considerada padrão da emissora, atua também na retaguarda técnica, produzindo os comerciais da estação, gravando a maioria deles e assessorando outros locutores nas gravações que fazem. O veterano radialista escolhe os fundos musicais, mede o tempo dos anúncios, classifica-os nos horários solicitados pelos clientes, enfim, ele coordena todo o esquema.

Participa diariamente do “Sociais”, informando o resultado das loterias e a previsão do tempo, assuntos que apresenta também no programa “Coisas do Sertão”, aos domingos. Nas noites em que não há transmissões esportivas, ele produz, edita e participa do programa “Boa Noite Clube”, das 20h às 22h. Aos sábados Salomão vai aos microfones ao vivo, para apresentar um dos programas semanais mais ouvidos da emissora, o “Super Sábado”, atualmente no ar das 12h às 13h30. O programa é dividido em duas partes: na primeira parte Salomão toca musicas atuais, de qualquer gênero, sempre atendendo aos pedidos dos ouvintes. Não há distinção entre rock ou sertanejo. Ele toca o que os ouvintes solicitam.

A segunda parte, considerada a de maior audiência, é composta de músicas do passado, os chamados flash backs. “É nessa hora que os ouvintes gostam de voltar ao passado através das canções que pedem por telefone. E tantos são os pedidos que, muitas vezes, não há tempo para atender a todos”, diz ele.

Ao finalizar esta entrevista, Valter Salomão enfoca toda essa sua vida de radialista, cumprimentando a Rádio Clube de São Manuel pelos seus 71 anos de existência: “Vejo minha vida, pessoal e profissional, ligada de forma indelével à Rádio Clube, onde estou há tanto tempo. E anseio sempre pelo sucesso cada vez maior de sua programação, o que graças a Deus acontece, como mostram as pesquisas realizadas na cidade. A Rádio Clube AM é a estação dos são-manuelenses, hoje falando para o mundo inteiro via internet, e é merecedora de todos os elogios”.


+ equipe


aniversariantes

    Hoje » 5 pessoa(s)
  • Wellington
  • Meire
  • Dora
  • Liliam
  • Patricia
    Amanhã » 5 pessoa(s)
  • Thiegue
  • Roberta
  • Leandro
  • Sara
  • Maria
+ aniversariantes
 
© Copyright 2012 Rádio Clube de São Manuel Ltda
Desenvolvido por Natus Tecnologia