Clube Regional Rádio Clube AM de São Manuel

fale com a clube

Gildo Sanches


Conheça um pouco mais sobre o seu Locutor .

Gildo Sanches

     Gildo Aparecido Sanches, nascido em 15 de junho de 1943, começou a trabalhar em julho de 1959 na Casa Omega, relojoaria e joalheria de Humberto Paschoal, hoje Casa Moretto. Antes disso já ajudava os avós no comércio de pescado.

     Desde pequeno, Gildo sempre foi um aficcionado por rádio. Era sócio-ouvinte da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e frequentava a Rádio Clube de São Manuel desde quando ela estava instalada na Rua Morais Gordo, em frente à antiga Casa União. Quando a emissora passou para onde hoje é o Cine Teatro, Gildo começou a ir até a emissora a noite, ver Elias Francisco, locutor de Botucatu  fazer um programa chamado “Dê a nota e ganhe o disco”. Foi ali que Gildo começou a fazer locução, aos poucos.

      Além de colaborar com a Rádio Clube de São Manuel, gildo também foi bancário durante 30 anos, por dois anos antes, foi funcionário do comércio, depois de aposentado no Bando Itaú trabalhou na Prefeitura Municipal de São Manuel, segundo ele: "Na prefeitura, trabalhei como assessor de imprensa, depois chefe de Gabinete, com dois prefeitos: Marcos Monti e Celso Luizetto. Nesse tempo todo, também estive rodeando o rádio, sempre como colaborador. Aqui na Rádio Clube, desde 1963/1964, portanto, há coisa de 46 anos. Também colaborei na Pinhal Rádio Clube, de Espírito Santo do Pinhal, gravei muitos comerciais para a Rádio Vinícola de Andradas e ainda fiz algumas pontas na Rádio Nova Regional FM, de Tietê. 

Fez algum curso superior?

     Não pude fazer, embora, quando trabalhava em Goiânia, capital de Goiás, um desembargador, cliente do Banco Brasul de São Paulo, insistisse para que fizesse Direito. Não tinha tempo, porém. Trabalhava dia e noite no banco. Meus conhecimentos são decorrentes de muita leitura que fiz a vida toda. 

Você tem alguma história diferente para contar?

     Tenho muitas histórias, mas o espaço  é pequeno. Então, deixo aqui um resumo de minhas atividades, conforme está em meu Blog (blogdogildo.blogspot.com): “Palavras” é o meu terceiro livro. Antes, em 1996, escrevi “São Manuel Ontem e Hoje”, com fatos da história do município, e, em 1998, “Caderno de Notas”, uma coletânea de crônicas e matérias jornalísticas de meu tempo de correspondente da Folha de São Paulo (1975 a 1985). Em 2002 surgiu o quarto livro, “Tinoco, um Herói do Sertão”, contando fatos da vida de Tinoco e de seu irmão já falecido, Tonico, componentes da mais conhecida dupla de cantores sertanejos do Brasil, Tonico e Tinoco. Sou radialista desde o início dos anos 60, posso dizer, há coisa de 46 anos, pois ainda sou colaborador da Rádio Clube de São Manuel, emissora em AM, que é pioneira do rádio brasileiro (foi a 69ª estação de rádio instalada no Brasil). Essa atividade exerci, por diletantismo, paralelamente à de bancário. Escrevi em todos os jornais editados em São Manuel e em jornais de outras cidades onde residi, exercendo minha função de gerente do Banco Itaú S.A. – Espírito Santo do Pinhal e Tietê, ambas de São Paulo. Atuei também em emissoras de rádio dessas cidades. Ainda sou colaborador de O DEBATE (de São Manuel-SP), e de O PRATIANO (de Pratânia-SP).  

Tem mais alguma profissão?

     Atualmente sou um bancário aposentado, mas ainda continuo trabalhando como radialista e jornalista.  

O que costuma fazer quando não está trabalhando?

     Costumo ver televisão, ainda leio um pouco, embora não tanto como lia antes, e escrevo bastante, pois também sou colaborador do jornal O PRATIANO, de Pratânia, desde sua fundação, além de escrever no Blog todos os dias. Também ainda sou apaixonado por rádio, que ouço a todo instante.   


+ equipe


aniversariantes

    Hoje » 5 pessoa(s)
  • Dora
  • Meire
  • Liliam
  • Wellington
  • Patricia
    Amanhã » 5 pessoa(s)
  • Thiegue
  • Sara
  • Roberta
  • Leandro
  • Maria
+ aniversariantes
 
© Copyright 2012 Rádio Clube de São Manuel Ltda
Desenvolvido por Natus Tecnologia