Carlos Céspede

Ponto de Vista

Carlos Alberto Céspede

O responsável pela parte técnica da Rádio Clube

Carlos Alberto Céspede é de Barra Bonita, nascido em 18 de junho de 1966, filho de Iraci Célia Valadão de Freitas Céspede e Geraldo Céspede. Ele é casado com Maria Conceição Pereira Céspede, e o casal tem a filha Bruna Fernanda. Carlão, como é conhecido, é o homem responsável pela parte técnica do parque transmissor da Rádio Clube de São Manuel AM.

Ele nos conta que por volta de 1985 começou atuando como sonoplasta na Rádio Canoa Grande, de Igaraçu do Tietê, onde fazia sonoplastia para Paulo Gamberine, hoje locutor da Rádio Jauense e também vereador na cidade. Curioso na parte eletrônica, ele tinha como hobby frequentar oficinas de eletrônica que faziam manutenção de rádios e televisores.

Em 1988, Carlão foi trabalhar na Usina da Barra, no laboratório, realizando também a análise da cana-de-açúcar que era processada. Na entressafra, período em que a empresa ficava parada, ele prestava serviços para a própria Usina como auxiliar de eletricista.

“No ano de 1991 eu pedi a conta na Usina da Barra e fui trabalhar na Rádio Emissora da Barra. Nessa época atuei como técnico de gravação na RB1 (emissora AM) e RB2 (emissora FM)”, lembra Carlão.

Nesse tempo o responsável pela manutenção da parte técnica das mesmas emissoras, era o saudoso Antônio Elzo Cordão, que era de São Manuel. Foi aí que Carlão iniciou-se de fato como técnico, fazendo a manutenção de simples cabos de microfones. Aos poucos o que era um hobby começou a ser uma habilidade. Carlão começou a fazer limpeza nas antigas cartucheiras (que rodavam comerciais), gravadores de rolo Akay e até mesmo limpeza nos transmissores de rádio AM e FM.

“Na verdade, quando comecei a realizar a limpeza nos transmissores, passei a analisar os problemas relatados pelos operadores dos equipamentos existentes no parque transmissor, e informava tudo ao Toninho Cordão”, relata Carlão. Em meados da década de 90 ele recebeu um convite de Elói, então encarregado do Controle de Qualidade e Assistência Técnica da empresa Ciclotrom, de Barra Bonita, e aceitou. Teve a oportunidade de assumir a parte de manutenção dos transmissores da Rádio Emissora da Barra (AM e FM) e da Rádio Canoa Grande, de Igaraçu do Tietê.

“Nessa nova empreitada, comecei a desenvolver projetos de transmissores para emissoras FM e outros equipamentos. Tive sucesso e foram comercializados de início 10 transmissores para emissoras de várias regiões do Estado de São Paulo”, diz ele. Certo dia, ao receber a visita de um amigo de São Paulo, experiente na fabricação de tais transmissores, Carlão aperfeiçoou ainda mais os seus serviços e começou a fazer manutenção para retransmissão em repetidoras de televisão.

Aproximadamente seis meses depois de iniciar esse novo trabalho, ele recebeu a visita de um técnico da afiliada do SBT em Jáú, que lhe passou mais conhecimentos na área. No final da década de 90 nosso entrevistado foi o responsável pela montagem de uma retransmissora da Rede Vida em São Carlos, uma emissora de 1000 wats, potência considerada alta para um canal de televisão.

“Na virada do século XX para o século XXI, tive a oportunidade de conhecer Ildemar Juliano, um dos melhores técnicos de rádio AM do Brasil. A partir daí, graças ao grande conhecimento adquirido, recebi muitos convites para assumir a manutenção de emissoras de rádio, tanto de AM quanto de FM”, ele ressalta.

Por cada lugar que passou, Carlão teve a oportunidade de aprender um pouco mais, unindo os conhecimentos técnicos obtidos através de muita leitura e da prática. “Em uma oficina mecânica, na Usina da Barra, tive oportunidade de me especializar na área elétrica, na Rádio da Barra tive a iniciação técnica em eletrônica e na Ciclotron adquiri a expetiência em áudio”, acentua Carlão.

No ano 2000, Liliana Monti e Caio Silva, diretores da Rádio Clube de São Manuel, chamaram Carlão para auxiliar na mudança do parque transmissor da emissora e aumentar a potência da mesma, de 250 wats para 1000 wats. Quando concluiu essa tarefa, Carlão retornou para Barra Bonita, cuidando das emissoras da RB, e deixou a parte técnica da Rádio Clube a cargo de Toninho Cordão.

“Em 2004, Tânia Casquel, que assumira a direção da estação, convidou-me para cuidar da parte técnica da emissora, e aqui estou até hoje”, revela Carlão. Desde então ele passou a ter um contato ainda mais próximo com todos os funcionários da Rádio Clube AM. Segundo Carlão, um fato curioso da Rádio Clube é que a incidência de raios e o índice pluviométrico em São Manuel, é acima da média vista em outras cidades da região, o que faz com que a emissora seja afetada muitas vezes. “Mas, devo ressaltar que hoje em dia a Clube tem equipamentos novos e a direção da emissora trabalha com uma excelente manutenção preventiva, o que garante a qualidade da estação e atesta o seu pioneirimo”, diz Carlão.

Carlão gosta muito de conversar com as pessoas, e tem uma voz grave bastante acentuada. Mas revela que nunca pensou em ser locutor: “Sempre gostei de sonoplastia e não de locução. Uma vez, ao realizar a manutenção nos microfones da Rádio Sintonia de Dois Córregos, o sonoplasta me pediu para falar para fazer um teste do equipamento. Ele gravou o que falei, e eu ouvi isso quando saí para o corredor. Não gostei, pois não gosto de minha voz, voltei ao estúdio e fiz o rapaz deletar tudo aquilo do arquivo”, ele conta rindo.

Para Carlão, a Rádio Clube de São Manuel já antecipou o futuro da comunicação ao iniciar sua transmissão em tempo real via internet. “Assim como a direção da emissora, eu também aguardo ansiosamente a definição do sistema digital para rádio AM, e tenho certeza de que a Clube será novamente a pioneira, sendo uma das primeiras na região a realizar sua transmissão por esse sistema”, afirma ele, sempre entusiasmado por trabalhar em uma estação de rádio pioneira no Brasil, a Clube, perto de completar seus 72 anos de existência.

+ equipe

• Claudeli