Thiago Melego

Nascido no dia 27 de fevereiro de 1991, filho de Anderson Cavalcante Melego e Vladimara Fraga, Thiago Cavalcante Melego completou 20 anos recentemente. Ele concluiu o ensino médio e fez estudos de técnico em Açúcar e Álcool, sendo formado como auxiliar de laboratório. Está cursando Administração e Recursos Humanos na Faculdade Marechal Rondon – FMR, e já há tem apresenta o programa “Sociais” pela Rádio Clube de São Manuel, um dos mais antigos programas jornalísticos do rádio interiorano. Ele teve como mestra, nada mais nada menos que Dona Nenê Plese de Oliveira Neves, a quem acompanhou, de abril de 2009 a dezembro de 2010, apresentando “Sociais” ao lado dela – por motivos de saúde a eterna apresentado do “Programa que tudo informa” está afastada dos microfones, mas ainda faz parte do quadro de locutores da emissora.

O jovem apresentador começou na emissora como operador de som, aos domingos, em novembro de 2007. Thiago começou a receber instruções do experiente Valter Salomão. “Eu trabalhava operando a mesa de som no programa ‘Sociais’ e algumas vezes, aos sábados, vinha fazer técnica para o Salomão. Depois disso comecei a fazer técnica nos sábados à tarde, durante a retransmissão das partidas de futebol cobertas pela Rádio Bandeirantes de São Paulo, com a qual entramos em cadeia. E depois comecei a participar aos domingos”, lembra ele.

Antes de fazer o “Sociais”, nosso entrevistado começou a apresentar um programa matutino aos domingos, logo às 6h. É o “Sucessos da Manhã”, que ele faz até hoje, carregando uma grande audiência, com ouvintes que interagem com ele por telefone e torpedos, principalmente.

Ele faz o programa das 6h às 7h aos domingos, selecionando as músicas sertanejas mais antigas, muito apreciadas por todos, que são executadas quase sempre em sequências de duas em duas. Mas ele toca outros gêneros musicais também, sempre atendendo, em primeiro lugar, os pedidos dos ouvintes. “Eles têm prioridade”, diz o radialista.

Vez por outra Thiago Melego emposta sua voz para dizer uma mensagem, dessas positivistas, o que de certa forma é bom para o programa e para os ouvintes, pois os aconselhamentos são bem direcionados.

No finalzinho de “Sucessos da Manhã”, pouco antes de ir para o ar a transmissão da Santa Missa, diretamente da Igreja Matriz da Paróquia São Manuel, o programa fornece a previsão do tempo, um trabalho que vem sendo feito há algum tempo pelo apresentador Gildo Sanches. E tem muita gente que acompanha essa previsão, que vai do domingo até a terça-feira, com as temperaturas mínimas e máximas, horários do nascimento e do por do sol, probabilidade de chover ou não, velocidade do vento e variação da umidade relativa do ar.

Thiago Melego recorda que começou a apresentar esse programa dominical no mês de junho de 2008, em lugar de “Cidade Sertão”, que era feito por Luizinho Guimarães. Ele percebeu que, naquele horário, nos domingos de manhãzinha, os ouvintes gostavam de escutar música sertaneja, por isso esse foi o filão musical explorado por ele com maior intensidade, embora hoje toque também outros gêneros.

“Além dos ouvintes que ligam para a emissora no horário do programa, é muito comum eu atender a telefonemas para o programa ‘Coisas do Sertão’, que é apresentado por Pereira de Souza, logo depois da Missa da Matriz. Geralmente a pessoa diz que estava me ouvindo e pede uma música para ser tocada no domingo seguinte”, diz Thiago.

No programa “Sociais”, que ele apresenta das 8h30 às 10h, de segunda a sexta-feira, Thiago se comporta de maneira diferente. É mais sério e consciente da responsabilidade que é levar para o público aquele que é o programa mais antigo e ouvido do rádio são-manuelense em seu horário. “Fazer locução nesse programa, cujo início praticamente se deu pouco tempo depois da inauguração da Rádio Clube de São Manuel, nos idos de 1939, exige muita atenção e empenho. As vozes mais importantes da estação passaram por ‘Sociais’, e isso só faz aumentar a nossa responsabilidade. Nele participaram Amando Saglietti, hoje morando em Piracicaba, Alberto Santarém Júnior, Genésio Simões, Beto Salles e Dona Nenê, entre outros, nomes respeitáveis que nos estimulam a aperfeiçoar cada vez mais o programa”, ressalta.

Dotado de um bom conhecimento de Informática, Thiago Melego também ajuda nesse setor na Rádio Clube de São Manuel. Tem contato direito de seu computador, em sua casa, em Aparecida de São Manuel, com a central da emissora e também com outros computadores de colaboradores da Rádio Clube AM. “Isso muitas vezes facilita as coisas, pois podemos realizar alguns acertos com mais rapidez e eficiência”, afirma ele.

Com sua força de vontade e espírito empreendedor, Thiago Melego sempre procura ouvir seus colegas sobre seu trabalho: “Sempre me importo com a opinião dos outros, tanto os mais antigos como os mais novos no rádio, para aprimorar o que venho fazendo”. Nosso entrevistado é uma das mais recentes promessas do rádio são-manuelense. Seus companheiros consideram que ele tem um grande futuro pela frente como radialista, e ele vem provando isso a cada dia que passa.

Thiago Cavalcante Melego MTB: 65.081

+ equipe